sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Viagem

Olá a todos!

Muitissimo obrigada pelas mensagens de boa viagem.

O que posso dizer é que realmente foi uma boa viagem, demorada, cansativa, mas sem grandes complições, se bem que quase perdi um vôo (sendo que era o último do dia). Ao todo de Guarulhos (São Paulo) a Val d`Or foram 25 hs de viagem. E neste tempo todo eu dormir muito pouco, pois fiquei um bom tempo batendo papo no vôo; onde não conheci ninguém que estivesse imigrando; próximo a mim tinha uma senhora que estava indo para o Hawai, um rapaz que ia para Hong Kong, isto mesmo quase ninguem para o Canadá. Mas, nem tanto e tinha uma moça também que estava indo estudar em Vancouver.

O vôo estava vazio e se eu não tivesse tão ansiosa teria dado para dormir tranquilamente, inclusive deitada nas poltronas do meio. Obrigada pela dica Marina, as ilhas iluminadas de madrugada são realmente maravilhosas.

Eu tenho tanta coisa para contar, mas achei melhor começar falando de duvidas que eu tinha e que podem ajudar aos futuros viajantes. Alguns mitos e verdades que escutei:

1º) Terceira bagagem de graça
Verdade. Isto mesmo, a Air Canada dá o direito de levar uma terceira bagagem de 32kg, para as pessoas que estão imigrando para o Canadá e comprando só a passagem de ida. Eu comprei minha passagem em agosto, na época ficou acertado isto com eles, e na hora do embarque não tive problema algum.

2º) Declaração de porte de valores
Esta foi uma das coisas que pesquisei por dias a fio. Alguns amigos que já estão no Canadá até me aconselharam a não fazer sito, pois seria cobrado imposto. MITO. Se vc sair do Brasil com mais de R$10.000,00, é obrigado a fazer a declaração; no meu caso eu fiz na véspera da viagem no site da fazenda. Chegando ao aeroporto eu fui perguntar como eu deveria fazer pois eu iria comprar mais dolares. Me disseram que eu poderia comprar sem problemas e que eles fariam a correção ali na hora. Então lá fui eu...

Ao voltar a receita federal, era tanto recibo inclusive de dinheiro que eu já tinha de outras vigens que o fiscal acabou só conferindo os recibos. O que foi bem rápido, fiquei imaginado que fosse levar um tempão até ele contar nota por nota, mas não foi o caso.

3º) Inglês ou francês????
Esta é uma das discussões sem fim na lista de imigração. Os dois para quem vem a Québec. É claro que eu escolhi o Québec e o processo pelo Québec pelo fato de saber francês bem, mas o fato é que em Toronto, tanto a imigração como a alfandega foi feita por pessoas que não falavam francês, então para quem não fala nada de inglês fica dificil.
Eu acabei não tendo grandes problemas e fiquei extremamente feliz quando o agente da alfandega elogio o inglês dizendo que eu não teria muitas dificuldades se quisesse morar em Toronto. Meu ego foi lá encima, rsrsrsrs.

Enfim, tanto na imigração como na alfandega foi rápido. Na imigração eles conferem o formulário de entrada, colocam o endereço para onde vc quer que seu PRcard vá e também já te dá o formulário do NAS.
Em seguida fui pegar a bagagem, e é bom já ter os CAD$2,00 trocados para pegar o carrinho, a não ser que vc queira pagar CAD$10,00 para o caregador.
Com as bagagens em mãos lá fui eu para alfandega. Que no meu caso foi bem simples, ele não verificou nenhuma da minhas bagagens, só pediu a lista de coisas que viriam após. perguntei se tinha um limite de tempo para recebe-las no Canadá; ele disse que não, mas o ideal é não deixar passar muitos anos; eles consideram um limite aceitáavel de 3-4 anos.
Ele pediu para ver meu dinheiro, mas não o contou. Eu também havia feito uma lista de bens do que ficou no Brasil (imóveis, previdencia privada, FGTS) e ele disse que não seria necessário.

Como eu disse foi super tranquilo, todos foram muito educados atenciosos, na alfandega como o PC deles deu um pequeno problema nós ficamos batendo papo um tempo; como: pq eu estava me mudando, que aqui é muito frio, que o unico passporte que eles vem que na foto tem data é o brasileiro,etc.

Eu tenho muitas coisas para falar e com o tmepo vou passando para vcs as impressões que tenho sob se estabelecer longe dos grandes centros.

Beijos e até breve.

3 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Chris!

Que bom que fez boa viagem! Valeu por passar as dicas dos trâmites da saída e entrada dos países!

Quer dizer que vc conseguiu ver as ilhas?! Que legal!!

Bom, agora é que tudo começa. Tudo de bom!

Bjs,
Mari

Zaninha disse...

Oi Chris...bom saber que tudo começou com "pé direito"...vai dando notícias...bjs Rô

Ubirajara disse...

ME esclareceu algumas dúvidas!
Obrigado!