segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Uma Semana No Québec

Olá a todos!

Sei que tem muita gente ansiosa para saber como anda a vida por aqui; até o momento tranquila.

Esta semana que passou foi uma semana de adaptação a minha nova realidade. Estou hospedada na casa de amigos até que eu encontre um trabalho; o que tem sido muito bom, pois me ajuda a me inteirar dos costumes, aprender pequenas coisas do dia-a-dia que são diferentes da nossa realidade e o mais importante praticar a língua.

No meu primeiro dia aqui, fiquei um tanto quanto preocupada com o "meu francês"; parecia que eu não entendi nada, mas no dia seguinte as coisas estavam melhor e hoje já me sinto bem confiante inclusive ao telefone, e c0om um grupo de amigos falando ao mesmo tempo.

E como é viver em uma região distante? Não é muito fácil para um novo imigrante que não conhece ninguém. Porque? A cidade não tem transporte público tem um tal de taxibus, mas eu ainda não entendi como funciona, rsrsrs. No momento estou vivendo de carona, mas sei que vou precisar de um carro logo.

Além disso, na cidade não tem bureau do MICC, portanto não tem francisation, até onde eu soube sou a unica brasileira pot aqui também; portanto para quem não conhece ninguém aqui e não fala um francês fluente, fica realmente dificil.

Quanto a obtenção dos documentos iniciais: o NAS foi super fácil a obter, estive no bureau e fui prontamente atendida sem fila. Já a carte d'assurance maladie como não tem bureau aqui, eu liguei para pedir um formulário que deve chegar nos próximos dias. Hoje devo ir ao banco e depois conto a vcs como foi.

Quanto aos canadenses, eu me sinto realmente bem recebida; todos me tratam super bem e sempre tem a pergunta pq o Québec? Pq Vald'Or? etc. Eles realmente precisam de mão de obra aqui e acham que as "ordens" deveriam facilitar mais a inserção de novos profissionais imigrantes, eles acham absurdo precisarem de médico e terem médicos taxistas em Montréal. Eles também ficam ficam besta de saber por exemplo que a ordem de hygieniste seja tão rigorasa com os dentista, já que um dentista formado sabe certamente fazer o que uma hygieniste faz. Até o momento a todos que falei parecem ser bem a favor de receber imigrantes, talvez nem todos sejam recebido desta forma, mas até o momento não tenho do que reclamar.

Eu tive um final de semana cheio de atividades, festa de hallowen na sexta, uma outra festa sábado e um jantar domingo e o próximo fim de semana promete ser cheio de atividades também.

Por hora é isto, assim que tiver mais novidade conto para vcs.
XXXX

Nenhum comentário: