sábado, 22 de novembro de 2008

3 semanas e 1/2 no Québec

Quando eu penso que só se passou uma semana e meia desde meu último post sobre estar aqui; é até dificil de acreditar diante de tantas mudanças que ocorreram ao menos no meu modo de pensar e objetivos.

Primerio sobre emprego: aqui realmente está muito dificil achar algo na minha área. Se eu tivesse o tal permis para ser hygiéniste, ok? Mas, como não tenho e acho que eles me acham muito qualificadada para o cargo de assistente, acabo sem cargo algum. Diante disto até dei entrada no meu processo de equivalencia pela OHDQ; mas sinceramente se eu tiver que seguir mais um ano de curso não vou fazer, mesmo aqui eles acham um absurdo. Que pelo o que vou ganhar mais tarde é bem melhor fazer mais 2 anos de algum curso cuja a profissão tenha uma melhor demanda e remuneração por aqui.
Diante deste novo quadro, eu já fiz minha inscrição para retornar meus estudos na Universisdade, em um curso que eu já estava de olho mesmo estando no Brasil. Acho que tenho grandes chances de ser aceita e se tudo correr bem começo em janeiro.
Tudo vai depender da minha nota no teste de francês TFI. Então já viram venho me dedicando a toda em estudar o francês para ter uma boa nota.
Me preocupo principalmente com a questão gramatical, pois estas semanas de imersão em francês fizerar maravilhas com meu ouvido. Se bem que as vezes tenho mais facilidade de entender a TV em inglês do que em francês, o que me leva a reavaliar que meu inglês é mehor do que eu imagino, rsrsrsrs

Amigos: não tenho do que reclamar, o tanto que eles me ajudam aqui, me sinto completamente integrada e fico até com o coração partido de ter que ir estudar em outra cidade, mas infelizmente aqui apesar de ter o curso que pretendo fazer na faculdade, eu teria que voltar ao Cégep, enquanto em Québec eu posso começar direto na universidade.
Ah, e possivelmente hoje eu vou conhecer uma outra brasileira que mora aqui há 12 anos; depois conto como foi. Se bem que no telefone já nos falamos por mais de 1 hora como se fossemos velhas amigas, então acho que nos daremos muito bem, rsrsrs

Comida: na familia onde estou eles cozinham muito bem, mas por outro lado eu tenho uma amiga aqui que é casada com um francês que adora cozinhar, entã sem comentários: é divino ir comer na casa deles, rsrsrsrs.

Roupa de inverno: para quem vem, preparesse para gastar bem. Aconselho a comprar coisas boas para realemnte não passar frio e não ter que gastar mais depois tendo que comprar o ideal já que quiz economizar. Eu mesma comprei uma bota que me custo os olhos da cara, mas por outro lado tem um tal de anti-transpirante para bota não ficar umida e nem molhada por dentro e aguenta temperatura elevadas até -40ºC. Também comprei uma boa luva e os tais vêtement termique. Já os casacos ganhei dois, um é próprio para esquiar, então aguenta baixas temperaturas, sem brincadeira é uma economia de uns CAD$ 500,00 só nisto. Visto que são casacos de qualidade.

Auto-conhecimento: eu fiz terapia no Brasil durante um bom tempo, mas durante uma conversa com a irmã da minha grande amiga aqui, que é terapeuta holistica. Eu descobri algo que nunca havia surgido antes e que por si só já faz com que minha vinda pra cá vala totalmente a pena. Pois, traz a luz sonre algo que sobre meu modo de agir diante das coisas e da vida.

Saudades: eu falo com minha familia a quase tosdos so dias via skype e como morávamos em cidades diferentes, até o momento eu não tinha sentido a falta real até ontem. A familia onde eu estou se reuniu toda para discutir a festa de natal, e.... É, bateu um sentimento estranho, uma tristeza que na hora eu não sabeira bem dizer de onde vinha , mas que após ficou bem clara. Afinal o natal é a festa mais importante para minha mãe; ela adora reunir toda a familia e é difcil dizer quando poderemos passar outro natal juntas, então.... Nem tenho palavras para expresar o que eu sinto.

É isto por hora. Espero semana que vem ter outras novidades, rsrsrsrs. Beijos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Chris,

sou um leitor totalmente novo do seu blog e posso dizer q tenho curtido bastante o q li ate entao.
Fico feliz principalmente em saber q vc esta bem e q sua adaptação tem acontecido de forma 'tranquila' ;)
N sei se vc ja ouviu o famoso 'non t'inquiete pas'. Bom, eu pessoalmente tenho ouvido isso bastante aqui no Brasil. Tenho certeza q irei escutar muito mais quando estiver perto de xegar a Quebec ;)

Bom, acho que por hora ja falei um bocado de mim ne? Entao vou deixar pra falar mais nos proximos posts.

Quando vc flw da taxa dos impostos a uns posts atras, vc se referia a salario anual n eh isso? queria so esclarecer isso pq como td la fala-se em renda anual, acredito q esse tb seja o caso.

Beijos e boa sorte. Je suis heureux en faire votre connaisance ;)

pj.