segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Odontologia no Québec

Para quem na sabe, a odontologia no Canadá é uma profissão regulamentada; portanto pode ser o melhor dentista do Brasil; só será possível exercer a profissão lá após aceito pela ordem profissional.
Cada província tem uma ordem que rege a profissão, apesar de eu ter lido sobre este processo para várias províncias, vou colocar aqui somente a do Québec que é para onde eu vou.
Os dentista brasileiros ao chegar no Québec tem 3 opções que são:


1ª opção: Dentista (CNP3113)
O sonho de todos nós, rsrsrs. Segundo documento encontrado no site Emploi-Québec, as perspectivas profissionais são “très favorable” tanto na região de Montréal como em toda a província de Québec, com elevadas ofertas de trabalho e baixa taxa de desemprego; o salário médio anual é de CAD$96000,00/ano.Emprego tem o difícil é reconhecer o diploma. No Québec ao dois os caminhos:
1) Revalidar o diploma pela Ordre de Dentiste de Québec - l´ODQ
A revalidação do diploma pela ordem dá direito a exercer a profissão somente na província de Québec. De foram resumida a revalidação é feita através de analise de currículo e provas; e os passos são os seguintes:

  • Análise de “dossier” (currículo) são vários documentos que precisam, então aconselho a quem pretende seguir este caminha já correr atrás deles ainda estando no Brasil
  • Prova teórica com 300 questões de múltipla escolha – para ser aprovada deve acertar 75% da mesma (se reprovado pode fazer o exame somente mais uma vez)
  • Prova teórica oral e prova clinica e manequim (se reprovado tem direito a refazer somente mais uma vez também)
  • Fazer a prova da l´ODQ (todos os dentistas do Québec tem que fazer, mesmos os que se formam lá.
  • Conhecimento de francês apropriado para poder exercer a profissão

O custo total é de CAD$ 13990,80 até ter um ‘permis” em mãos isto se não for reprovado em nenhuma etapa e não pedir revisa de nenhuma prova e todo o processo leva em torno de 18 meses, se não houver reprovação. Quem quiser saber mais detalhes de provas e custos do processo aconselho a ler o site da ordem que explica tudo detalhadamente.

2) Voltar a faculdade
No Québec tem 3 faculdades que oferecem o curso de odontologia:

Université de Montréal

É a única faculdade francófona que reserva uma vaga/ano para dentista formados “hors-Québec” e que elimina o 1º ano preparatório. No site explica tudo sobre os requisitos básicos, o que é preciso fazer para se inscrever, o custo, etc. não é um curso barato, pois além do pagamento dos créditos ao entrar na faculdade tem uma despesa de CAD$20000,00 com o material a ser usado.
E extra oficialmente, segundo um amigo que faz mestrado lá, esta uma vaga é meio que não disponível para todos, mas para quem já tem algum vinculo com a faculdade; parece que algumas coisas são iguais no mundo todo.

McGill University

O curso é oferecido em inglês, então eles exigem o TOEFL, 1ª parte da ADA National Board Examination, ACFD – Eligibility Examination, uma vez aceito o aluno pode ser colocado na metade do segundo ano ou no inicio do terceiro. Custo e maiores detalhes aconselho a procurarem no site; pois como eu não tenho interesse em fazer uma faculdade de língua inglesa eu não pesquisei muito por lá.

Université Laval

Apesar de ter o curso de odontologia a faculdade não oferece nenhum programa especial de admissão para dentistas graduados “hors-Québec”. Então não sei bem se aceitariam dentistas já formados ou somente alunos vindos de Cégeps.

De para sentir o drama, não? Difícil é mas, não impossível. Basta se preparar par a maratona.

2ª opção: Hygiéniste dentaire (CNP3222)
Sei que alguns dentistas se sentem rebaixados de terem que trabalhar como THD, mas não deixa de ser uma opção a ser considerada. Segundo o documento encontrado no site Emploi-Québec, as perspectivas profissionais são “très favorable” tanto na região de Montréal como em toda a província de Québec, com elevadas ofertas de trabalho e baixa taxa de desemprego; só que o salário médio anual é de CAD$28000,00/ano.
A profissão também é regida por uma ordem, Ordre des hygiéniste dentaire du Québec - l´OHDQ

O custo de equivalência pela OHDQ é bem menor, mas as chances de se ter o diploma aceito de imediato é pequena.
Segundo o e-mail que recebi da ordem:

“Pour pouvoir pratiquer le métier d’hygiéniste dentaire au Québec et puisque vous êtes diplômée hors Québec, vous devez faire une demande d’équivalence de diplôme avec l’Ordre des hygiénistes dentaires du Québec qui consiste en une évaluation de dossier en fonction de documents originaux concernant les études que vous avez effectuées dans votre pays (Description complète (programme) des cours suivis incluant le nombre d’heures par semestre pour chacun cours, une relevé de notes officiel, une preuve de l’obtention de votre diplôme, etc.). Vous pouvez nous fournir des originaux ou des copies certifiées conformes à vos originaux. Veuillez noter que nous conservons tous les documents fournis même après l’évaluation.

Une fois les documents reçus à l’OHDQ, le comité des équivalences qui se réunit une journée par mois, évalue le dossier et le recommande au conseil d’administration qui lui, se rencontre environ à toutes les 5 semaines. Suite à cette rencontre, vous recevez une réponse par écrit de la décision du conseil d’administration. Le délai afin de recevoir une réponse est d’environ deux mois et demi. Veuillez noter que la majorité des dossiers des candidats ayant suivi une formation hors Québec en médecine dentaire ne sont pas reconnus équivalents. Si tel était votre situation, le CA vous suggèrera de suivre des compétences dans un des huit CÉGEP qui offre la Techniques d’hygiène dentaire. Une fois ces compétences complétées et réussies, le candidat reçoit un relevé de notes officiel du Cégep qu’il doit remette au Comité des équivalences afin qu’il puisse lui reconnaître une équivalence. Par la suite, le candidat peut faire une demande de délivrance de permis à l’Ordre des hygiénistes dentaires du Québec.”

Tenho uma amiga que esteve na palestra que foi promovida pela ordem em setembro e segundo ela após analise do “dossier” a pessoa é encaminhada para um curso (hoje só disponível no Cégep Maisonneuve), parece que futuramente terão outros que ofertaram o curso. Enfim, após o período de um ano se obtém o “permis” da ordem e pode exercer a profissão.
Sei também que tem dentista brasileiros que acabam exercendo a profissão sem o tal “permis”, mas sem entrar em questões éticas não sei até que ponto isto é legal, pois acredito eu que devem receber menos que alguém esteja com tudo legalizado.

3ª opção: Assintant dentaire (CNP3411)
Esta opção, talvez seja um primeiro passo para não ficar totalmente desempregado, por não ser regido por nenhuma ordem, pode-se começar imediatamente chegando ao Québec. Segundo o documento encontrado no site Emploi-Québec, as perspectivas profissionais são “favorable” tanto na região de Montréal como em toda a província de Québec, com ofertas de trabalho moderada e baixa taxa de desemprego; e com salário médio anual de CAD$21000,00/ano.
De forma bem resumida são estas nossa opções. Tem um site do governo canadense: Se rendre au Canada que fala de todas as profissões e tem bastante informações interessantes sobre mercado de trabalho por região, salários, funções principais, informações sobre formação, etc.

A todos meus colegas de trabalho: Boa sorte!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Já estava fazendo uma pesquisa sobre a área para colocar na comunidade Canada et Quebec Immigration, mas como vi seu trabalho abri o tópico com ele, coloquei os créditos!!!


Abs Marco

Bonne chance!!!

Canadá sem Limites disse...

Realmente garota...não é fácil mesmo! A gente fica triste só de ver que isso ainda acontece. Moro em Calgary e vejo como é complicado achar um professional pra Ortho. Ainda uso aparelho e a única solução que vejo e terminar o tratamento quando voltar ao Brasil.
Mas não desista!
Boa sorte pra vc.
Robson Cunha.
Ahh...vou incluir seu blog no meu. Parabéns!