quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Olha, eu aqui de novo!!!!

Oi, gente!!!
Não tem desculpa, sei que o blog ficou super abandonado nos ûltimos dias, mas logo vcs irão entender o pq...
Eu sinto que eu perdi completamente o controle de tudo, e pela primeira vez na vida, eu parei de estressar com o que eu não dou conta de fazer.

Vcs se lembram da minha lista de 101 coisas a fazer em 1001 dias... Manter o blog era uma delas, na verdade eu pretendo mantê-lo, mas pode ser que tenha épocas que eu de uma sumida como agora.

Faz 15 dias que ando matutando sobre o que escrever; pensei primeiro em fazer um resumo dos meus três meses aqui; depois pensei em dar minha opinião sobre as dificuldades de imigrar, mas depois pensando bem: quem sou eu para opinar, e falar de problemas que na verdade eu nem vivo.

Luis ou Ana, vcs me perguntaram onde eu estou: Val-d'Or ou ville de Québec? Hoje eu moro em ville de Québec já que fui aceita na Université Laval e estou fazendo um novo Bac; mas metade das minhas coisas ainda estão em Val-d'Or; e é também para onde pretendo voltar passar o verão assim que o trimestre acabar.

Vir de Val-d'Or para Québec foi uma grande virada, e não digo só em relação ao tamanho da cidade. Em Val-d'Or eu vivia praticamente rodeada de québecois; em Québec eu vivo rodeada de imigrantes e com isto passei a entender mais o que cada um passa e como cada um sente este processo de imigrar.

E eu vejo que pelo pouco tempo que estou aqui, muito foi conquistado, apesar das perdas. Quando digo perda é principalmente de pensar que todo o estudo que fiz no Brasil (afinal, eu tenho um doutorado) de nada vai ser aproveitado aqui para um possivel emprego. Eu sei que estou devendo um post sobre a ODONTOLOGIA e não ando me sentido muito a vontade em falar do assunto, mas aos futuros dentistas imigrantes que querem informação, eu ainda pretendo em um curto espaço de tempo falar mais sobre as informações que obtive da área aqui.

Agora as conquistas:
Eu me sinto super integrada, segundo a Lu minha coloc de republica, brasileira também claro: eu até faço comida como os québecois.
A verdade é que me sinto super integrada, a comida não é um problema adoro tudo que como aqui. E vivo misturando coisas que apredia aqui, com coisas que comia no Brasil. A unica coisa penível neste quesito é a conta do mercado (ainda mais quando o dinheiro esta saindo e não entrando). Hoje, mesmo na faculdade aderi ao «comptoir alimantaire» (é como uma cesta básica, vc pode escolher alguns artigos); a verdade é que eu devo ter economizado uns 15,00$ hoje; pode parecer pouco, mas para mim hoje faz uma grande diferença.

O francês, falo com todo mundo; e outro dia pedindo informação na rua acabei batendo um papo de uns 20 minutos com a pessoa que pedi informação, enquanto nós esperavamos o ônibus. Todo mundo diz isto, mas falar francês é fundamental. O sotaque é de menos, ninguém aqui na verdade liga se vc tem sotaque ou não; até canadense tem sotaque aqui, basta vir de outra provincia.
Agora fazer faculdade em francês é outros 500... Entrar na faculdade foi super fácil, o dificil vai ser sair dela, rsrsrsrs. Eu entendo super bem as aulas, leitura; mas escrever em um estilo mais formal (que a faculdade exige), é outros 500... Tem horas que sinto como se eu escrevesse como se eu estivesse no primário, devido ao meu pobre vocabulário. Isto sem contar quando os textos são em inglês (também sem problemas para ler), o dificil é fazer o resumo em francês depois, já que eu conheço os termos técnicos em inglês e português, mas não em francês. Acho que deu para sentir o drama e entender pq eu andei meio sumida do blog.
Exato, eu levo o dobro de tempo para estudar que meus colegas de turma.

Amigos, eu tenho de muitas nacionalidades agora: brasileiros, canadenses, africanos, peruanos, etc. Não entendo pq brasiliero reclama tanto de conhecer brasileiro. Eu acho ótimo, a semana passada mesmo, eu tinha meio que cismado que uma pessoa que eu via na facul era brasileira, perguntei na maior cara de pau; e não era que ela era brasileira.
Achei bárbaro conhecê-la; ela está no segundo ano do curso de enfermagem e me deu várias dicas. Espero que a gente realmente desenvolva uma bela amizade.

No meu curso minha melhor amiga, com quem eu mais converso é uma imigrante também, ela é peruana. Posso dizer que somos amigas apesar do pouco tempo de conviencia; isto não quer dizer que os canadenses nos excluem, só que dizer que temos mais afinidades. E me sinto feliz de poder além dela contar com mais 3 amigas de curso com quem já fiz trabalhos de grupo.
Digo isto, pq hoje estávamos fazendo um trabalho de avaliação que era em dupla; e uma colega de turma que é canadense veio perguntar se eu e minha amiga peruana poderiamos ajudá-la; nós dissemos que ok, mas que como era um trabalho em dupla assim que terminássemos uma de nós fariamos com ela; perguntei pq ela não tinha combinado de fazer com uma amiga e fiquei pasma quando ela simplesmente respondeu que ela não tinha nenhuma amiga na turma.
Eu aqui, uma imigrante recém chegada; posso considerar que tenho amigos, inclusive para fazer trabalhos na facul.
Isto é D+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Inverno, não sei pq todo mundo reclama tanto do inverno. Tudo bem que depois de um mês fica tudo muito comum branco toda hora; mas e dai? Eu adoro!!!! É frio é.... e como, a semana retrasada foi a mais fria do ano depois de não sei quantos anos. O bom, é que agora quando faz -5ºC, a gente acha que está quente. Quando eu disse isto para minha mãe esta semana ela achou que eu já estivesse com um pino a menos, mas a verdade é esta: -5ºC, é uma delicia agora!!!!
Eu apesar de na minha vida já ter vivido 3 invernos com neve, sendo este o primeiro como imigrante, ainda aprendo coisas novas. Vcs acreditam que eu nunca tinha reparado que a neve realmente tem a forma do simbolo de neve; a uns dias atrás fica maravilhada quando ao chegar no ponto de ônibus e ver minha roupa cheia de pequensa «estrelinhas»; ninguém no ponto entendeu muito bem o que se pasava comigo, tamanho era eu dislumbre, rsrsrsrs.

Uau!!! Eu demoro para escrever, mas quando começo não paro mais; ainda tinha muita coisa para dizer neste post, mas vou parando por aqui, pois é quase 1h da manhã e acordo amanhã as 7hs. Mas, pretendo ainda terminar de contar pq me sinto uma pessoa feliz como imigrante, apesar de todas as dificuldades inerentes, rsrsrsrs.

Bjos e até breve.

3 comentários:

Giselle disse...

A neve tem formato do símbolo de neve!!! hehehe Só olhando bem mesmo pra perceber, pois temos tendencia a pensar qe são bolinhas brancas...kkkkkkkkk
Mas Chris, post aqui depois como foi seus procedimentos para ingressar na facul, doc's, testes e etc. Tô fazendo este tipo de pesquisa e confesso que estou um pouco confusa afinal, só gostaria de fazer algumas disciplinas dentro da minha área de fomação.
Sem exploração, mas se puder me ajudar...Se não tb entederei devido a sua correria.

Um abraço!
Gi

Raquel Santos disse...

Oi.. Adoro ler sobre seus comentarios relacionados a nova vida em Quebec e na faculdade ... fico imaginando como sera nossa saga a partir do meio do ano..
Boa sorte sempre!
abraços
Raquel

Pedro Carneiro disse...

chris, como eh bom voltar a ler seus posts. :) e ainda mais pq a minha hr esta xegando e eu tenho a impressao q vou me deslumbrar com as mesmas coisas. as vezes, lendo seus posts penso q vou passar pelas mesmas coisas e me deliciar com as mesmas 'besteiras'. kkikkkkkk
enfim.. muito bom saber q vc esta bem. se adequando bem ao novo ambiente e o melhor, esta muito feliz. acho q dentre as maiores questoes relativas a imigracao esta justamente essa: felicidade.
um bjo grande e mts felicidades e sucesso ai no novo curso.
bjs