segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Como ingressar na Faculdade no Québec

Oi, gente!

Como muitas pessoas me pergunntaram sobre o assunto, e estamos na época de inscrição, resolvi passar este tópico à frente dos outros que eu previa escrever para poder ajudar a quem quer seguir este dificil caminho por aqui.

Digo difcil, não pq seja difcil entrar, o dificil é o pique que temos que ter para acompanhar as aulas aqui, rsrsrs.

O que eu vou escrever é relacionado ao Québec, pois em Ontario o sistema é outro e assim nas outras provincias do Canadá.

De forma geral, mesmo nas faculdades, de Québec tem algumas diferenças entre uma e outra e aconselho a quem quer seguir este caminho aqui começar entrando no site da faculdade que interessa. Todas elas tem uma página de informação dita «Futur étudiant», onde vc encontra tudo o que precisa saber sobre se inscrever na faculdade: documentos, exigencia do francês, data de inscriçao, etc.

Documentos: de uma forma geral quase todas elas pedem a mesma coisa, que são: certidão de nascimento, histórico escolar desde o colegial, diplomas, CSQ, PRcard. Os documentos que não estão em francês tem que ser traduzido, o bom que eles não exigem que seja um tradutor agrée a ordem de tradutores do Québec pode ser qq tradutor juramentado; porém eles pedem original de todos os documentos acima ou cópia que tem que ser certificada por um commissaire à l'assermentation e eles não aceitam as feitas em banco. Quem ainda esta no Brasil e quer ir adiantando as coisas, eu sugiro de pedir uma segunda cópia dos históricos na faculdade, os diplomas ficam mais complicados então o que se pode fazer é pedir para a própria faculdade autenticar a cópia dizendo que é uma cópia do original (não adianta de nada fazer em cartório no Brasil, mas vale um carimbo da faculdade na cópia que um carimbo de cartório que para eles aqui não quer dizer nada).

Ainda para quem esta no Brasil e não tem o PRcard o que fazer? Se inscreva como aluno estrangeiro e uma vez aqui de posse do PRcard, vc consegue entrar na cota de residente de Québec. Como eu fiz minha inscrição aqui, não tive que passar por isto, mas segundo uma pessoa que eu conheci pessoalmente (então não é história de outra pessoa). Ela se inscreveu como aluna estrangeira e quando chegou aqui em julho foi conversar na faculdade e de posse dos documentos que provava sua entrada no país, ela fico inscrita como residente daqui (a diferença é o valor que vc vai pagar do curso).

Exigencia do francês: algumas faculdades como a U. Laval e a U. Montréal exigem o teste TFI, que infelizmente não pode ser feito no Brasil, pois a Aliança Francesa ainda não tem este teste. Agora para saber qual o score que é exigido para o curso que pretende fazer, aconselho a entrar no site da faculdade procurar no curso qual a exigencia do francês. No meu caso era exigido 785 pontos para ser aceita.
Ainda sobre o fracês, se vc não é fluente desaconselho totalmente chegar aqui e já ir direto a faculdade; pois o professor quando dá aula não vai falar mais devagar para vc entender. Digo isto pq algumas facudades não fazem alguma exigencia de teste de francês para entrar; mas uma vez aqui se vc não consegue entender o professor ou se expressar, a coisa fica bem feia....

Data limite: a maioria dos cursos a data limite é 1º de março, mas como aluno estrangeiro sei que as datas são um pouco antes e ainda alguns cursos como medicina e odontologia tem datas diferenciadas.

Enfim, é isto. Também aconselho a entrar no site do curso da faculdade que se quer fazer e quase todas elas tem uma pessoa resposável pela admissão ou um cordenador de curso, então escreva e-mails para esta pessoa pedindo maiores informações; se não te responderem da primeira vez, eu aconselho a insistir. Pois vai demonstrar seu interesse em seguir o curso além de te dar maiores informações sobre as exigências e as possibilidades de admissão.

Aos que vão seguir este caminho por aqui, boa sorte!!!!

4 comentários:

Giselle disse...

Merci, merci, merci!!!! rs rs rs

disse...

Chris,
Legal que as coisas estão indo bem. Estava lendo seu post e vendo meu futuro, não muito distante. Afinal começo a estudar em maio, vou fazer um curso da própria ordem (CMA - Certified Management Accountants) que é mais rápido do que ir pela universidade. A vantagem que aqui em BC podemos estudar e trabalhar ao mesmo tempo, pois tem opções de curso a noite ou aos final de semana, coisa que em QC eu não poderia. Mas minha idéia será trabalhar só no ano que vem, para não enlouquecer, rsrsrs. Uma sugestão que nossa tutora de inglês deu para aumentar o vocabulário é comprar um dicionário de sinônimos, talvez possa te ajudar! Boa Sorte nos estudos!! Bjos
Soraia
PS.: Admiro sua coragem de imigrar sozinha, acho que eu não teria essa força! Parabéns!

litlle johnn disse...

Chris, meu nome é Johny Fabio, estudo Arquitetura e urbanismo pela UFPE, to no 5° período e como vou terminar meus estudos em 2012 pretendo ir em 2013 para Quebec, mas como já pesquisei sei que, apesar de ter cursado Faculdade de arquitetura aqui para validar o diploma (afinal, pretendo exercer e ser responsável por meus projetos) de arquitetura no Quebec tenho de voltar para faculdade e fazer cadeiras (disciplinas) não vista aqui. Pronto, agora gostaria de perguntar o valor (Aproximadamente) de uma faculdade, no meu caso de arquitetura no Quebec? Quais as faculdades ensinam arquitetura?
Outra coisa como tenho pesquisado informações, sobre isso na internet achei um tópico no Orkut em que algumas pessoas que já moravam lá aconselharam terminar a faculdade no Brasil e ir por isso minha preocupação. Parabéns por sua coragem em imigrar sozinha, e seu blog passa informação de modo muito esclarecedor, parabéns novamente.

Letícia disse...

oi chris, obrigada pelas informações.
johny, posso te responder umas coisas... vc tá com sorte de fazer arquitetura... estou iniciando os preparativos para mais ou menos em 2012-2013 ir para o canadá... mas eu e meu noivo fazemos direito... para exercer essa profissão lá, mesmo como assistente tem que ter francês e inglês fluente...
a minha professora aqui disse que uma amiga arquiteta trabalhou como assessora por algum tempo até validar o diploma, o que não dá para fazer como advogado...
Quanto aos custos da faculdade, a informação que tenho é que se vc for como estrangeiro é hiper caro, então vale a pena fazer todo o processo de imigração e ir como imigrante, assim, além de ganhar bolsa parcial (custo do curso e auxílio para estadia, comida, etc varia mas pode chegar a 900 dólares) o governo te empresta o restante que não foi dado na bolsa e vc poderá pagar bastante tempo depois, em um longo período com juros 0. Então, pelas minhas pesquisas, vc vai viver de uma forma mais simples, isso se não levar dinheiro daqui, mas consegue se sustentar tranquilamente.
Minha dúvida é a seguinte:
- vale a pena estudar MUITO francês agora e iniciar do zero um curso no canadá que tenha bastante campo profissional? por exemplo algum curso relacionado com TI, etc...
- a dica que me deram era de iniciar um mestrado numa área específica de direito ao invés de fazer novamente o curso ou iniciar um curso em outra área...
Chris o que vc acha?