quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Inverno

Quando a gente pensa que ele está indo embora, começa tudo de novo. Temos uma tempestade de neve prevista para esta noite.

Nos últimos dias temos tendo dias excelente com temperaturas agradabílissimas, entre -5ºC e 2ºC; sei que muita gente deve estar me achando que pirei ao dizer isto!!!!

Mas a verdade é uma só, após dias de -40ºC; a gente sente que na temperatura atual está até quente, rsrsrsrs.

Nos últimos dias a neve vem virando gelo e tenho que ser sincera, que eu prefiro a neve; pois nesta época tudo fica mais «feio», comparado há um mês atrás, sem contar que na rua tem que se tomar um cuidado extremo para não passar um motorista mais apressadinho e não te virar uma avalanche de água suja gelada; afinal com o aumento da temperatura começa o degelo.

Mas, por outro lado em dias de sol como vem fazendo e em temperaturas menos extremas, é super agradável de caminhar. Tanto que nos últimos dias tenho preferido ir de uma lado para outro na faculdade pelo exterior do que pelo túnel.

Não é surpresa para meus leitores que eu A-D-O-R-O o inverno!!!!!!!! E que nem faz muito tempo eu fiquei maravilhada ao descobrir que a neve tem exatamente este simbolo ai da foto:

Mas, quando estam todos falando da neve e do inverno eu não posso deixar de comentar o que eu tenho observado nos imigrantes brasileiros.

Quem nunca tinha passado todo um inverno no Canadá anteriormente acha muito dificil. O que eu quero dizer com isto?

Pode parecer óbvio para quem está imigrando para o Canadá que aqui temos 6 meses de inverno e em torno de 5 meses de neve por ano (dependendo da região mais ou menos). Mas, depois de um primeiro mês de pura magia ou para alguns menos que isto a neve se torna uma reclamação sem fim: «o inverno é chato....»; «ninguém faz nada no inverno...»; «não vejo a hora que isto acaba...»; «estou ficando doente de não ver sol...»; « e eu que reclamava do inverno no Brasil....»

Deu para sentir o drama?????

Eu concordo que no inverno todo mundo hiberna um pouco por aqui, as atividades ao ar livre para quem não curte esportes de inverno é praticamente inexistente. As pessoas saem menos a noite para baladas comparado nos meses mais quentes. E todo mundo fica branco que nem um fantasma, rsrsrs. Enfin, o ritmo é outro.

Então para quem vem morar aqui eu vou dar alguns conselhos:

  • pense bem se vc é capaz de viver invernos rigorosos assim por anos sem fim?
  • esporte ou atividade de inverno é essencial!!! Sei que muitos vão contradizer dizendo que é caro!!! Concordo que esquiar durante todo o inverno pode custar uma verdadeira fortuna; ainda mais para nós que chegamos com o budget apertado. Mas, patinar não fica caro, é rápido de aprender, nesta época do ano tem-se várias ofertas e a maioria das pista cobra 3,00$. Razoável, não!?!?
  • compre boas roupas de inverno. Venha preparado do Brasil para gastar em média 1000,00$ em roupa de inverno. Aconselho a quem tiver alguém na familia que faça trico, pedir para fazer alguns cachecois e gorros de lã (leram bem? , nada de acrilico). Mas o resto tem que ser comprado aqui, e ai vai uma lista básica do que se precisa ao menos para se passar um primeiro inverno: um casaco longo, um conjunto de roupa de esqui, bota, luva (tudo isto que aguente em torno de -30ºC; vem especificado na etiqueta), uma luva para temperaturas mais leves como a atual e as famosas ciroulas, rsrsrsrs. Sei que vai ter quem vai argumentar que estas roupas e bota que aguentam -30ºC são caras e tem roupas de inverno mais em conta. Concordo, mas a não ser que vc imigre para Montréal e trabalhe e more na «cidade subterranea» e não sai ao ar livre durante todo o inverno; se não acho melhor seguir meu conselho que vai te custar bem mais barato do que ficar doente ou achar o inverno horrivel porque vc está passando frio.
  • Estoque de frutas e legumes no verão. Aconselho a comprar um freezer e congelar este tipo de coisas, pois no inverno este tipo de artigo custa o doblo e as vezes a té o triplo do preço.

Enfim, aprender a viver no inverno é a maior fase de adaptação no Canadá e se vc conseguir tirar isto de letra como eu podes crer que o resto fica muito mais fácil!!!!

3 comentários:

Camila disse...

Oi, Chris,

Muito obrigada pelas dicas!!! Fico feliz que você esteja tirando o inverno de letra. Espero chegar nesse nível também!

Um abraço!

Rafael França Melo disse...

Olá!

O inverno é lindo e, apesar deste ano estar mais frio do que a média, é muito mais fácil do que imaginávamos. Como você disse, tem que vir preparado para gastar uma grana como roupas de frio de qualidade, é verdade. Mas daí pra frente é tranquilo.

Para pôr música no blog, acesse o site http://www.goear.com e procure a música que você quer. Se ela existir no site, ela será aberta. Do lado direito do site vai ter um campo: "This song in your site:". Copie o código que aparece logo abaixo e cole no código html do seu post, que pode ser acessado no canto superior direito da sua janela de edição do post. Pronto.

Fácil?

Um abraço.

P disse...

Adorei suas dicas! Definitivamente anotadas!
Bisous