terça-feira, 29 de julho de 2008

Fases

Hoje acordei e pensei, é isto ai Chris agora é pra valer!!!!! Senti um ligeiro frio na barriga, e depois de quase um mês de saber que era definitivo acho que a ficha começou a cair, rsrsrsrs.
Vocês devem estar pensando, mas só agora a ficha caiu? Pois é!!!!! Eu nunca tive duvidas de que era isto que eu queria, mas... a gente aprende muito no processo, para os que estão começando o que mais se precisa durante todo este tempo é de ter paciência, rsrsrsrs. Sei que todo mundo que já passou pelo processo diz isto, e é a mais pura verdade. Apesar de um certo padrão nos processos cada caso é único. O meu foi um processo de 14 meses, e durante todo este tempo eu passei por diversas fases.

A primeira fase foi a da empolgação total; em abril do não passado quando eu saí da palestra da Soraia em Campinas, eu não caia em mim de alegria. Alguém me dizia que meu sonho de voltar a morar no Québec depois de 15 anos, poderia se tornar realidade. Foi um entusiasmo só. Em menos de 15 dias eu já estava mandando meus documentos para Buenos Aires. Foi uma fase de sonho, era uma empolgação, com alegria e esperanças.
Foi a fase que o processo fluiu melhor, 15 dias depois do processo enviado recebi um e-mail avisando do recebimento e um mês depois um novo e-mail me alertando sobre a possibilidade de uma entrevista em breve.

Foi ai que eu passei a segunda fase do meu processo, a fase da busca, li tudo o que pude sobre ser dentista no Québec, o custo de vida, a política, saúde, etc. E mesmo sendo fluente em francês, comecei a ter aulas particulares, afinal já fazia um bom tempo que eu não treinava. A empolgação diminui um pouco, mas também não pirei com tudo isto. Eu estava calma e convicta de que eu conseguiria.

E foi assim que eu fui para a entrevista no final de agosto, eu não vou entrar em detalhes sobre minha entrevista aqui, pode ser que mais tarde eu dedique um post exclusivo a ela, rsrsrsrs. Se bem que não teria muito que contar, pois ela durou no máximo 20 minutos.
Contrariando eu mesma (pois, sou uma pessoa extremamente ansiosa), eu estava incrivelmente calma na mesma, e apesar do meu entrevistador expor todas as dificuldades da minha profissão no Québec; eu me mostrei segura e que sabia das dificuldades que enfrentaria. Com o sucesso da entrevista, passei pela segunda fase da euforia que durou pouco desta vez.

Pois meu CQS ficou de vir pelo correio (a impressora do entrevistador estava quebrada) e devido a greve dos correios levou quase um mês para chegar. Foi a primeira fase de infernizar a vida dos meus porteiros:
“O correio já passou hoje?”
“Tem carta para mim?”

Então veio a fase mais difícil a parte federal, dei entrada no inicio de outubro e 15 dias depois já estava surtando, pelo fato do consulado não me enviar nada garantindo que meu processo tinha começado, eu sabia que a documentação havia chegado, pois havia mandando via Sedex; mas e a confirmação? Levou uns 45 dias, e neste tempo todo foi um estresse só, ficava imaginando mil e uma coisas que poderiam dar errado.
Uma semana antes do Natal então, eu estava no máximo do mau humor, misturado com medo, ansiosa de saber se estava tudo certo com a documentação, etc.

Então veio a fase da “negação”, como tudo só começa depois do carnaval e não pense que no consulado é diferente também, lembro-me muito bem que da outra vez que precisei tirar o visto de estudante (só saiu depois do carnaval, pois eles estavam com menos pessoas trabalhando devido às férias de verão). Então, resolvi pensar e me distrair com outras coisas, já que até o carnaval ainda tinha chão, rsrsrsrs. E foi o que fiz, comecei a viver a vida como se o processo não existisse.

Até que finalmente veio a fase da depressão total, como eu previra foi só passar o carnaval recebi uma carta do consulado, avisando que tinha dois documentos errados e faltando meus antecedente criminal do Canadá. Desesperança total, 4 meses haviam se passado para eles me avisarem que estava faltando documentos, minha vontade era chorar. Mas, então 2 dias depois recebi a carta do exame médico. Felicidade total?
Nem tanto. Na mesma semana recebo uma ligação do consulado perguntando se eu já havia pedido os antecedentes criminais do Canadá, pois levava 120 dias para sair.

Isto mesmo que vocês entenderam 120 dias, sem brincadeira!!!!! O que no Brasil leva 7 dias para ficar pronto, no Canadá pode levar até 120 dias. Desesperança total de ir este ano, rsrsrs. Era o que eu pensava na época. Fiz os exames médicos e passei 45 dias abatida com a espera.

Então veio a pior fase. Teve pior fase do que estas? Sim, e como!!!! Um dia nesta total angustia por noticias, eu consegui de cara falar no consulado e descobri que meu documento já havia chegado do Canadá, bem antes do prazo (que era na teoria de 120 dias). O primeiro impacto foi de pura alegria, até a seguinte noticia: “mas ainda estamos analisando o seu processo e estamos dentro do nosso prazo de 120 dias”.

Isto mesmo, 120 dias???? Eu odeio este número 120. Minha vontade era perguntar quantos dias já haviam se passado dos 120, mas nem tive chance, rsrsrsrs.
E foi uma fase terrível, passei os próximos 40 dias depois disto em uma angustia total. Engordei 5 quilos de tanto comer chocolate, isto porque eu nem sou chocólatra. Eu não conseguia dormir a noite, minha pressão subiu, um dia eu cheguei a pensar até que estava beira de te rum infarto, rsrsrsrs; ainda bem que foi só uma crise de ansiedade.
Meus porteiros então, até se arrepiavam quando me viam, meu discurso mudou, agora era: “Não importa a hora que for, até de madrugada (pois é o porteiro da noite que separa a correspondência), se o senhor ver que tem um envelope pardo escrito Canadá, o senhor me interfona na mesma hora, ok?”
Eu perguntava toda a noite, e eles pacientemente respondiam: “não senhora, não chegou nada”.

Vocês devem estar pensando por que tudo isto? Simples, eu não conseguia entender porque eles não pediam logo meu passaporte, meus exames médicos já haviam sido feitos há mais de um mês, eu tinha certeza que me antecedente criminal do Canadá era negativo, então PORQUE?????

Mas, até que finalmente um dia ao chegar em casa, meu porteiro me interfonou com a feliz noticia: “chegou a carta que a senhora tanto queria”.
Precisa dizer mais alguma coisa? Não né!!!! Fase da alegria total!!!!!

E o que era sonho se tornou realidade. Até hoje cedo quando a ficha caiu. Não que eu tenha entrada em uma nova fase de estresse nada disto, rsrsrs. Eu continuo feliz e empolgada, mas agora eu entendi que é real, eu estou de partida, me três a meses eu estarei lá.
Agora eu vou dar um descanso para vocês, pois quando eu me empolgo escrevo sem parar, rsrsrsrs.

2 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Chris,

Conheci seu blog há pouco tempo e adorei esse seu post. Me identifiquei muito, apesar de não ter passado por todas as fases e do meu processo ser o federal.

Tenho tentado me controlar em relação aos porteiros, mas confesso que já pensei em interfonar algumas vezes nessa última greve dos correios! rsrs

Abraço,
Mariana

Unknown disse...

Olá Chris,

Encontrei seu blog hoje, este seu post passou a idéia da ansiedade que deve ser passar pelo processo, acabei me vendo como pessoa ansiosa que sou...rs..ainda falta um tempo para eu entrar nisso tudo...vou me preparar para não ter a impressão de estar a beira de um infarto...rs..

Muito Sucesso!!

Robson