segunda-feira, 14 de julho de 2008

Data de entrada no Canadá

Vira e mexe, na lista de discussão a qual eu participo vem a eterna pergunta: “Depois que eu recebo o visto quanto tempo tenho para imigrar?”
Em principio é um ano a partir da data do seu exame médico. Digo isto porque, se seu passaporte vencer antes do exame médico o que vale é a data de vencimento do passaporte.
E eu não posso renovar meu passaporte? Pode, segundo a policia federal brasileira você só pode renová-lo a partir de 6 meses do vencimento.
No meu caso, eu havia feito meu exame médico em março; meu passaporte vencia em janeiro. Como eu não queria ficar com a pendência de um passaporte vencido nos meus primeiros dias no Canadá, eu consegui renová-lo em junho, alguns dias antes de receber a carta do consulado pedindo o mesmo.
Inicialmente na carta que recebi do consulado pedindo o envio do passaporte eles colocaram uma data de validade do visto em janeiro (visto que o passaporte que eu tinha anteriormente vencia em janeiro). Envie o novo para o consulado e a data do vencimento do visto agora bate com a data do exame médico.
Então se você está com o passaporte para vencer o ideal seria já renová-lo, para não ter que se preocupar com isto nos seus primeiros tempos como imigrante.

Nenhum comentário: