segunda-feira, 28 de julho de 2008

Destin: Région éloignée

Perguntaram-me para onde eu estou indo. Há um mês atrás eu diria que ainda estava em duvida, mas nas últimas semanas finalmente tomei minha decisão. Todas as vezes que pensava em retornar para o Canadá, sempre ficava uma vontade de voltar a viver em uma cidade pequena, como Val d´Or.

Mas, então vinha a preocupação sobre aluguel, oferta de emprego, equivalência de diplomas, transporte, etc. E mesmo tendo onde ficar e conhecidos canadenses, me perguntava, será que eu devo fazer isto?

Pois bem! Resolvi seguir meu coração, minha intuição neste caso, e há alguns dias me decidi por voltar a Abitibi? Muitos me perguntam: onde fica isto? Bom Abitibi-Témiscamingue, é uma região na província de Québec a aproximadamente 500km ao norte de Montréal. Frio?????
Nem tanto, digo isto, pois já morei lá antes, e pelo fato de ser distantes da região dos grandes lados o frio parece ser menos intenso apesar das temperaturas mais baixas. E por outro lado, eu sentia mais frio quando ia para Montreal (visitar) do que morando ali.

Apesar da distancia dos grandes centros, tem um aeroporto próprio e o comércio era fantástico há 15 anos atrás imagine hoje que a cidade cresceu ainda mais. Tem Universidade, Cégep, um grande centro comercial e até uma sala de espetáculos (segundo eles, rsrsrsrs).

Mas, além disto tudo, para mim é como estar voltando para casa de parentes que eu não vejo há muito tempo. Se alguém se interessar pela região, eu vou poder estar dando maiores detalhes chegando lá, o que deve ser por outubro ou mais tardar novembro.

Nenhum comentário: