terça-feira, 28 de abril de 2009

Seis meses depois...

Exatamente hoje, faz seis meses que eu cheguei no Canadá. E as vezes, eu me surpreendo com a quatidade de acontecimentos em tão pouco tempo.

Há seis meses atrás tudo aqui era novidade e tudo feliciade, mas e ao mesmo tempo o futuro era ainda bem indefinido: profissão, onde eu ia me estabelecer, etc; e a pressão era forte.

A principio pensei que conseguiria ficar em Val-d'Or, mas o destino me mandou para Québec uma cidade que nunca nem tinha imaginado morar, mas que gosto muito hoje. Ainda não sei se ficarei aqui de forma definitiva. Acho que só o tempo dirá; mas os próximos 3 1/2 anos é mais do que esperado por conta da faculdade.

Profissão, quando eu cheguei aqui, meu plano A era ser hygiéniste dentaire. Mas, hoje posso dizer que a odontologia faz parte do meu passado. E a enfermagem será meu futuro. Ser aceita na faculdade em tão pouco tempo aqui, foi uma vitória. Ainda mais, que este era meu plano B, e neste caso eu não contava começar antes de setembro 2009.
E por acaso hoje, eu termino minha primeira session, tive minha última prova hoje (ainda pretendo falar sobre a faculdade em um post a parte).
E como esta mudança tem sido para mim? Tem dias que não é fácil tenho que confessar, e as vezes por incrivel que pareça, eu tenho saudades de fazer uma resturação, uma extração, etc. Mas, não posso dizer também que me sinto frustada com a mudança, muito pelo contrário, eu estou animadíssima com o curso e não vejo a hora de poder começar meu externato.
Então, já deu para entender que de hoje em diante, eu falarei mais sobre enfermagem que sobre odonto aqui no Québec.

Amigos, muito melhor do que eu esperava. Eu não imaginava tantos brasileiros no Québec, e meus novos amigos aqui são uns fofos e eu gosto de todo mundo. Na ausencia da familia são os amigos que nos colocam para cima nos dias mais dificeis. É claro, que as vezes queria ter mais tempo para fazer mais passeios com eles ou simplesmente bater-papo. Nos próximos 5 dias, isto será bem possivel, rsrsrs.

Saudades, sábado, um amigo québécois me perguntou do que eu mais sinto falta do Brasil depois da minha familia. Dificil dizer, a familia é o que mais me pesa; mas além disso depende do dia. Tem dias que tenho saudades de sentar num barzinho e tomar uma cervejinha com minhas amigas. Tem dias que sinto saudades das cachorras. Tem dias que sinto saudades de comer pão de queijo e sonho de valsa. Tem dias que tenho saudades do meu apartamento. Tem dias que tenho saudades de assistir novela, rsrsrsrs. Enfim, a lista é longa. Mas, na maior parte do tempo nem penso muito nisto, tento viver o dia de hoje da melhor maneira possivel.

E se alguém me perguntar se valeu a pena? Posso dizer que esta valendo a pena. Pois, bem ou mal, este era um sonho que eu tinha há quase 20 anos: de morar no Canadá e tem dias que eu me belisco para ter certeza que não estou sonhando, rsrsrs.

5 comentários:

Unknown disse...

AI, eu imagino o como deve ser bom.... eu sempre tive vontade de estudar (facu mesmo) fora... com certeza será um dos meus planos... e que bom que os amigos ajudam né?
beijos

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Chris,

Muito legal seu post! E lá se foram 6 meses, hein? Super rápido! Mas já aconteceram tantas coisas que o tempo deve ter passado mais devagar pra vc...

Acho que o número 1 da minha lista de "sentir falta" vai ser a água de coco. Como vou viver sem minha bebida preferida? Vai ser um caos! hahaha

Beijos e tudo de bom pela frente!
Mari

P disse...

muito legal! seu blog é lindo e informativo. sua jornada, o máximo! torço muito e me empolgo, viu? e aproveite esse mini-break!

[]s
p

TAZ disse...

Olá!
Realmente, essa é a crise dos 6 meses, aonde o encantamento inicial diminui e a saudade do que estávamos acostumados começa a bater. Como eu posso dizer isso morando no Brasil? É que eu morei 2anos na Alemanha ...
Dizem que no Québec tem a crise dos 3 anos (3 invernos, pra ser mais exato).
Realmente tem um povo grande do Brasil em VQ, eu tb me surpreendi quando fui aí de visita no ano passado.
Alors, à plus!

Alice, Paulo e Lucas disse...

Chris, que bom ler seu blog!!! Falo isso porque há algum tempo atrás vc postou um post bem deprê...mas agora posso sentir nas suas palavras que está tudo encaminhando direitinho!!! É isso aí, bola pra frente, fazes difíceis sempre virão, e agora com a companhia de amigos serão mais fáceis de serem superadas!
E sobre a profissão, se não deu com odonto vai dar com a enfermagem, pois imagino que se vc quisesse ser dentista vc teria ficado no Brasil, mas tenho certeza que vc tem um propósito maior aí no Canadá.

Parabéns!!!

Paulo Rodrigues

PS – seremos visinhos aí em Québec em breve!!!