domingo, 28 de dezembro de 2008

Escolha... Destino... Fé.

Hoje faz 2 meses que cheguei no Québec. Algumas vezes me parece increditável que eu esteja aqui somente há dois meses devido a inumeras coisas que já aconteceram. O inicio da vida aqui é realmente bem acelerado.

Ontem, eu estava refletitindo sobre tudo isto; pois em alguns dias estaremos em 2009. E eu tenho o costume de em todo final de ano refletir sobre os acontecimentos do ano que passou, tipo uma retrospectiva pessoal. Mas, podem ficar tranquilos que eu não pretendo detalhar todos os acontecimentos sobre os quais eu refleti aqui, rsrsrsrs.

Escolha
Todos os dias eu faço escolhas, das mais banais que em nada modificam minha vida, como a escolha de imigrar; que eu no meu modo egoísta de pensar achava que tal escolha iria afetar somente a mim, ledo engano...
O Natal me mostrou o quanto minha escolha afetou outras pessoas. Eu posso dizer que tive um FELIZ NATAL, cercada de amigos e pessoas que fizeram de tudo para que eu me sentisse integrada e feliz. Eu me senti passando natal na casa de uma tia querida, junto com meus primos.
Mas, mesmo assim; houve momentos ao pensar em minha familia, que me fizeram chorar. No dia 23 eu liguei para minha mãe, ela ficou imensamente feliz e surpresa; pois desde que eu cheguei nós só haviamos conversado via "computador", eu estava na casa de uma amiga e ao desligar o telefone, eu chorei por uma meia hora sem parar.
Eu falei com toda a familia de fato (pais, irmãos, cunhados, etc), e só então eu realizei o quanto estava sendo dificil para eles a minha ausencia nesta data onde toda minha familia sempre se reune. Mesmo agora ao pensar me emociono toda.

Mas, enfim voltando ao assunto. Imigrar foi minha escolha de vida, assim como fazer outra faculdade ao invés de começar a trabalhar, mudar de área e abrir mão de tudo que eu já estudei no Brasil. Afinal, eu decidi não ser mais dentista, parece ser uma escolha simples, mas de fato não é. Eu meio que já estava decidida no Brasil a abandonar a odontologia; e agora de fato tomei outro caminho (prometo aos dentista em um próximo post, falar um pouco mais sobre o que descobri sobre a odontologia aqui no Québec, estando aqui).

Quando eu faço escolhas como estas, sempre tenho um frio na barriga; mas ao mesmo tempo me considero uma pessoa feliz de poder eu fazer minhas próprias escolhas na vida.

Destino
O que tem haver escolha com o destino? Outro dia alguem me perguntou porque o Canadá? Eu realmente não sei. Eu tinha 15 anos quando decidi fazer um intercambio para o Canadá; eu não me lembro qual foi o motivo que me levou a escolher. O fato é que uma vez decidido que eu viria ao Canadá, levou 3 anos para que eu conseguisse vir, a cada ano acontecia alguma coisa diferente que me impedia de vir: inicialmente eu ia para Alberta, depois para CB e finalmente quando eu menos esperava vim para o Québec. Na época eu queria aprender inglês, mas não queria ir para os EUA, no fim das contas acabei aprendendo francês, o qual eu nunca vi muita utilidade na minha vida até decicir imigrar.

A primeira familia com quem eu morei no Canadá há anos atrás é a mesma que me acolhe hoje, que está me dando todo o suporte e ajuda para que eu me estabeleça aqui. Eu particularmente não acredito em coincidencias.
De uma forma ou de outra, as escolhas foram minhas, mas acredito que o destino me direcionou para o melhor momento, o lugar certo. Pois coisas que eu achava que não eram de grande serventia na vida (como falar francês), hoje fazem toda a diferença.


A fé é o que me leva a crer que eu estou fazendo as melhores escolhas para ser feliz. A fé é que me ajuda a superar as barreiras que as vezes se impõe na minha vida.
Ao analisar todo o último ano, as mudanças realizadas, as escolhas feitas, eu reconheço que ter fé em mim mesma, na minha vida, na realização dos meus objetivos foi o tempero chave para eu me sentir bem como eu me sinto hoje: feliz das escolhas que fiz na vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

lendo.. (sem comentarios) e admirando.. :)
sinto q suas dificuldades (fora a do trab) serao as mesmas q as minhas. pra mim q eu to me vendo no futuro.
bjs

Anônimo disse...

Adorei o seu post... e tenha sempre confiança nas suas atitudes!!!
Raquel
Fortaleza-Ce