quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ano Novo, Vida Nova

Oi, gente!

Sei que demorei para voltar, mas os últimos dias foram uma verdadeira loucura, rsrsrs. Antes de mais nada, agradeço a todas as mensagens de apoio, e desejo a todos que esperam imigrar para cá que neste novo ano, vcs consigam realizar este sonho. E aos que aqui estão como eu, que este seja um excelente novo ano para conseguirmos realizar nossos desejos.

Mas, voltando a minha vida, que como eu disse estava uma loucura devido a minha mudança para Québec. Esta mudança de cidade aqui no Canadá me fez sentir como imigrando novamente. Procurar informações sobre a nova cidade, lugar para morar, malas o que levar o que deixar. É seríssimo gente, deixe uma grande parte das minhas coisas em Val-d'Or já que o limite de volume por vôo era bem menor 23kg por mala no máximo. Enfim, só trouxe o que era extremamente essencial para passar o inverno.

Se não bastasse as malas e decidir novamente entre o que trazer e o que deixar; ainda tive os exames para renovar minha carteira de motorista, felizmente eu me sai bem nos dois, teórico e prático e dentro de 10 dias devo estar recebendo minha carteira de motorista do Canadá. O exame não foi nada dificil do meu ponto de vista, dirigir na neve é um tanto parecido como dirigir na areia. E é claro que contei com o apoio da minha irmã canadense que é dona de uma auto-escola na cidade. Como todos dizem por aqui, eu sou realmente chanceuse.

Além disso, passei horas na fente do PC procurando um lugar morar em Québec, entrei em todos os sites que me informaram, faço uma lista abaixo, caso alguém algum dia precise como eu:
Enfim, depois de toda esta correria cheguei a Québec hoje e estou temporariamente na casa de uma amiga; e a procura de um lugar fixo para morar, já vi algumas coisas hoje e devo continuar minha busca amanhã. Vcs entende agora o pq de Ano Novo, Vida nova: bem para mim é todo um novo ciclo que se inicia.

Minhas aulas na faculdade começam na próxima segunda, respondendo a algumas perguntas: eu vou fazer o Bac. em Sciences Infirmière na Université Laval. Isto quer dizer que abri mão de ser dentista aqui, principalmente depois de algumas coisas que descobri sobre a ordem me passada por um dentista realmente daqui, cuja esposa é dentista formada no exterior e não pode exercer. Segundo ele, devido a pressão do governo federal a ordem faz os tais exames de equivalencia; porém passar ou não depende do numero de novos dentistas que eles vão aceitar no ano, tem anos que eles não aceitam absolutamente ninguém. Que a melhor saida no caso seria retornar a universidade que é outra novela, além do alto custo do curso.

Quanto a ordem de hygiéniste dentaire, eu mandei minha inscrição e estou aguardando uma resposta, assim que tiver uma lhes digo qual foi o veredito, mas de qq forma não era de forma alguma algo que eu gostaria de fazer por toda minha vida. E muito menos voltar aos estudo por causa disto.

Quanto ao trabalho, me ofereceram uma vaga de auxiliar, mas na verdade eu iria trabalhar como
higiénista e ganhar como tal; é um tanto arriscado se ouvesse um denuncia e eu poderia ter minha solicitação de inscrição na ordem recusado depois na pior as hipóteses; mas até arriscaria se não tivesse sido aceita na faculdade.

Quanto a dificuldade de encontrar um trabalho na área nem foi muio dificil, já que a oferta de trabalho surgiu após um mês que eu estava aqui, mas tive mais recusas que uma oportunidade de trabalho ao longo do caminho, na verdade foram 4 recusas.

Quanto ao processo de aceitação da faculdade, eu entrei em contato com diversas faculdades, entrava no site de cada uma dela, escrevia e-mails para o responsável pelo curso. E no meu caso a responsável pela admissão na faculdade me respondeu prontamente; mesmo tendo passado o periodo de inscrição, além disso esperaram mais 15 dias até que eu enviasse todos os documentos traduzidos, as cópias que eu mandei dos originais não eram bem as que eles queriam; mas acabaram aceitando desde que eu mostre os originais agora quando começarem as aulas, sem contar a nota do TFI que eles receberam praticamente no último dia útil antes das férias de natal. Enfim, eles abriram diversas excessões no meu caso; porém teve outras faculdades que nem resposta ao primeiro e-email eu tive. Portanto, quem pensa em fazer fauldade aqui, eu aconselho a entrar em contato direto com a área que pretende seguir, posi cada faculdade exige uma série de coisas diferentes. O que posso dizer é que não é impossivel ser aceito, pode até ser dificil, mas não impossivel!!!!

Agora vou ficando por aqui, pode ser que demore um pouco a voltar, pois ainda não comprei meu laptop, e acredito que onde eu vou morar não terei um PC disponivel como tive até agora. Mas, assim que possivel darei noticias de como é a faculdade.

Beijos e bom inicio de ano a todos

3 comentários:

Giselle disse...

Chris, quantas novidades boas!!! As dicas deste post tb são excelentes. Mas a minha grande surpresa foi de saber que vc foi pra Ville de Québec, achei q iria sair de Val-d'Or para Montreal.
Isso significa q em breve seremos viinhas... rs rs rs
Beijinhos e boa sorte!
Gi

Gisa e Diogo disse...

Boa sorte nesse novo ano e na facul! Que tudo dê certo e muita força para continuar lutando sempre!

Raquel Santos disse...

Oi Chris... Muito obrigada por falar seu caminho por ai (isso ajuda a regular um pouco a ansiedade qto a nossa profissao). Espero que vc tenha muito sucesso na opçao escolhida e força diante das dificuldades !!
abraços
Raquel Santos
quelom@gmail.com
Fortaleza- ce