sábado, 20 de dezembro de 2008

Novidades de l'Abitibi

Olá caros amigos!
Antes de mais nada agradeço o apoio de todos vcs, como eu disse a vida aqui é cheia de altos e baixos, principalmente neste começo.

E esta semana foi uma semana de muitos "altos" e portanto, uma semana muito turbulenta e eu estava ansiosa em contar-lhes as novidades.

Eu voltei de Montréal no dia 11, pois no dia 12 tinha uma entrevista de emprego aqui em Val-d'or, isto mesmo: finalmente um emprego aqui, que no final eu vou recusar, devido a outros planos; mas enfim, fiquei muito feliz com a proposta que era para trabalhar como assistente de um ortodontista, a um salário de CAD$25,00/h, nada mal com certeza!!!!!
E por que eu vou recusar a proposta? Primeiro que tenho outros planos que mais a longo prazo será melhor por garantir minha estabilidade no Canadá; segundo, era um emprego de "temps partiel", isto é eu trabalhava de forma meio irregular, o que no fim de todo um ano me daria um salário de CAD$28500,oo/ano. Sem contar que como eu não teria o "permis de hygiéniste" se eu decidice mudar de emprego ou ele me demitisse daqui algum tempo, eu estarei na mesma posição de hoje.

A segunda novidade é que eu fiz o exame TFI (test de français international) e consegui uma excelente nota: 920/990, muito mais do que eu precisava pelo curso que eu me inscrevi na faculdade. O que dizer do teste?
Primeiro, eu acho uma verdadeira pena que não tenham este teste na Aliança Francesa no Brasil, pois se pudessemos fazer o TFI no Brasil ao invés do DELF e DALF, seria uma coisa a menos a se preocupar ao chegar aqui.
Segundo, o teste é dividido em 2 partes: 90 questões de compreensão oral e 90 questões compreensão escrita, e cada uma dividida em 3 partes que vcs podem ter acesso ao entrarem no site da ETS no Canadá.
Terceiro, não achei o teste dificil, com excessão da primeria parte do teste de compreensão escrita, onde tem 25 questões onde preciamos detectar o que está errado no francês, o que não é de forma alguma evidente para nós que não temos um dominio tão grande da língua. Já a parte oral, apesar de longa é em fácil desde que vc esteja habituado a escutar o francês.

A terceira novidade é que uma vez que eu fui bem no teste de francês, eu fui aceita como aluna na Université Laval, e portanto após as festas, eu estou de mudança para ville de Québec, e devo começar minha vida estudante aqui no Canadá. Esta novidade me deixou muito feliz, como vcs podem imaginar.

Agora, estou numa correria louca para me informar sobre a cidade, pois desde que pensei em imigrar, ville de Québec não era uma das minhas opções; então se alguém tiver dicas sobre a cidade, sobre aluguel de quartos próximo a Université; eu agradeço e muito a informação.
É claro, que retornar a Universidade aqui estava nos meus planos ainda no Brasil, mas eu nunca pensei que conseguiria de forma tão rápida, achava que conseguiria uma vaga somente em setembro/09, e agora já vou ter um trimestre ou dois feitos até tal data. Eu realmente, estou feliz com esta oportunidade. É meu presente de natal deste ano.

E por falar em Natal o nosso aqui promete ser bem gelado, nos últimos dias a temperatura tem variado entre -35ºC e -40ºC, ainda bem que aqui não é tão umido então temos uma sensibilidade térmica de -25ºC, mas mesmo assim para quem estava habituada a vivar a + 36ºC; é uma bela diferença.

Antes que eu me esqueça, Pedro: Parabéns pelo seu CSQ!!!!

E a todos vcs, um FELIZ NATAL!!!!

5 comentários:

José Almeida e Lúcia disse...

Olá, sou um futuro imigrante, sou fisioterapeuta e assim como a sua profissão precisarei regulamentar quando chegar por ai, se você pudesse me dizer como funciona o sistema universitario ai lhe agradeço... bjos!!!

Anônimo disse...

Olá!

Benivda à Cidade de Québec,
Se você vai estudar na Laval tenta ver o servico de residencias deles,
http://www.residences.ulaval.ca
Creio que você nao é obrigada a ficar a sessao toda, (confirme) se for assim e conseguir uma vaga é uma boa creio que sao 280 dolares por mes, pelo quarto individual, incluindo telefone e acesso internet.
Ai com o tempo, se achar vida de estudante é corrida, você procura melhor.

disse...

Chris,

Fazia um tempinho que eu não passava por aqui e fiquei muito feliz com as novidades. A Ville de Québec é linda e acho muito difícil não se apaixonar pela cidade! Boa Sorte, Feliz Natal atrasado e um 2009 cheio de realizações, saúde e sucesso.

Abraços,

Anônimo disse...

Oi... também sou dentista e futura imigrante para o Québec... acompanho sempre o seu blog e vi que vc vai pra Ville de Quebec.. lá tem um casal de dentistas, que nao trabalham como dentistas mas podem te ajudar.. o blog deles é http://canadaa4.blogspot.com/
Vi q vc tb vai entrar na Université de Laval e se vc nao se incomodar poderia me dizer qual curso vc vai seguir? Estou muito ansiosa a respeito tb de como vou continuar minha parte profissional por ai e qdo vejo alguem seguindo um rumo fico muito feliz.. Boa sorte !!!
Raquel
quelom@gmail.com
Fortaleza-Ce

Anônimo disse...

oi chris,
fiquei bastante satisfeito em saber q vc esta conseguindo ascender nas terras geladas :) afinal, esse era o seu sonho antes mesmo de partir ne?!
mt obrigado pelos parabens. com certeza foram mt bem vindos. espero te encontrar por ai qnd xegar em 2009 ;) vamos dar boas risadas.
no mais, te apoio mt na iniciativa de voltar a estudar. td tem td pra crescer ai. sao novas experiencias, novas pessoas.. com certeza vc vai aprender mt.
no comeco, eh bem complicado axar um lugar legal. entao, eis um site q encontrei e q vou usar com certeza nos proximos meses: http://www.homestayweb.com/
antes de encontrar um 2,5 ou um studio por ai.. talvez seja uma boa dar uma olhada em homestays. boa parte deles ficam perto das universidades entao acredito q va te ajudar.
outra coisa, tem um site q envia toda a parte turistica sobre a cidade de quebec. se vc precisar me avisa q eu procuro e te mando o site. se eu n me engano eh no bonjour quebec :)
\o/\o/\o/ mts alegrias pra vc no natal e q o ano de 2009 seja repleto de boas noticias.
xero grande