Há 5 meses atrás, ainda estando no Brasil, eu escrevi um post sobre a Odontologia no Québec. Infelizmente, as informações que eu escrevi na época eram baseadas nas pesquisas que eu havia feito durante o processo de obtenção do visto. Digo infelizmente, pois estas isformações estão muito longe das dificuldades que enfrentamos por aqui, e como um dentista candense me falou na teoria é uma coisa, na prática a coisa funciona de uma maneira completamente diferente.
Na época do primeiro post minha maior fonte de informação foram os sites oficiais, já que poucos dentistas que já moram no Québec falam sobre a real dificuldade que enfrentamos ao chegar aqui.
Como no primeiro post, eu vou falar das 3 opções que temos ao chegar aqui :
1ª opção: Dentista (CNP3113)
Missão quase impossivel!!!! Digo quase, pois tem os que conseguiram (não conheço nenhumm, mas já ouvi falar, mas pode ser como OVINs rsrsrsrs), mas só depois de muito trabalho duro. Não foi fácil para eles e não será fácil para vc também.
Os caminhos continuam os mesmos :
1) Revalidar o diploma pela Ordre de Dentiste de Québec
As etapas são as mesmas que descritas anteriormente, a famosa prova da ordem; que custa uma fortuna e tem anos que eles não aceitam ninguém, pq? Assegurar que o mercado continue restrito ao alcance de poucos.
Segundo um dentista canadense que a mulher é dentista formado no exterior como eu, e conseguiu ser contrada como professora da U. Montréal (mas, isto pq ela tinha uma especialização nos EUA), tem ano que a ordem não a prova absolutamente ninguém, não pq todo mundo foi mal na prova, mas pq eles simplesmente não precisam de novos dentistas.
E, nós que investimos tempo e dinheiro no processo acabamos realmente frustrados, desanimados. Eu torço para que ele esteja enganado pois tenho dois amigos que vão fazer esta prova agora em abril e desejo de coração que eles vençam, pois eu sou testemunha do empenho deles.
E no caso eu vou poder dizer a vcs que eu estava enganada. Porém, esta mesma informação já veio de uma fonte totalemente diferente, numa cidade totalmente diferente e o conteudo da informaçã foi o mesmo.
2) Voltar a faculdade
As opções continuam as mesmas. Mas esqueçam a U Laval, eu conversei diretamente com uma pessoa responsável pela admissão no curso e ele foi categórico em dizer que não aceita dentista com formação no exterior como aluno. Segundo, ele uma vez eles deram a chance a um dentista estangeiro, que mesmo já sendo dentista no país dele de origem, ele era o pior aluno da turma; ele não me falou que era um brasileiro e eu achei até que ele estivesse exagerando. Mas, depois soube através de amigos brasileiros que fazem pós na Laval que era um brasileiro e que o cara não levava o curso a sério, fazia tudo de qq jeito.
Então já viram, infelizmente nossa fama não é das melhores por aqui.
Soube por um amigo que faz pós na U Montréal, que lá eles são mais aberto aos brasileiros. Mas, que também não exise caminho curto, eles são também exigentes e claro dão preferencia aos alunos que já estão fazendo uma pós na faculdade.
Vou acrescentar mais um caminho
3) Fazer uma pós no Québec
A pós não vai te dar o direito de praticar e mesmo para trabalhar posteriormente como professor é bem restrito; porém pode ser uma caminho de conseguir uma vaga na graduação, ou se seu objetivo for retornar ao Brasil depois de um tempo; vc não volta de mãos abanando.
De uma forma geral não é dificil conseguir uma vaga, tem muitos brasileiros dentistas fazendo e vc pode contar com uma bolsa que ajuda.
2ª opção: Hygiéniste dentaire (CNP3222)
Era uma das opções que eu visualizava ao estar no Brasil, aifnal uma salário de 25,00$/h, me parecia um negócio nada mal.
Mas, conseguir a equivalencia da OHDQ, não é nada fácil também; eles não dão equivalencia para dentistas. Mas, segundo o próprio site da ordem se vc for hygieniste, eles te dão a equivalencia, vai entender!!!!!
Se vc pensa em seguir este caminho aqui, talvez compense fazer um cursinho de THD no Brasil durante o processo. Agora se é só papo furado deles, eu não sei.
Enfim, eles não reconhecem o diploma. Segundo amigos que foram a palestra de informação deles em Montréal, depois de dar entrada no processo, eles te indicam para o Cégep Maisonneuve e vc segue um curso que dura proximadamente um ano, e te dá direito de praticar a profissão somente no Québec depois.
Eu dei entrada no processo em novembro; quando ainda estava em Val-d’Or e não sabia direto que caminho tomar aqui no Canadá. E agora em fevereiro recebi uma resposta me indicando que eu tenho um ano para começar fazer os cursos que eles exigem, senão meu dossier será arquivado. O que eles me exigiram :
Curso teórico e laboratorial : Détartrage (débridement paradontal) 60h - isto como se eu nunca tivesse feito perio na vida; santé et sécurité /protection universelle 80h; e nutrition et santé buccodentaire 45h.
Formação clinica : Hygiène dentaire (nombres d’heures reconnu=0) 375h; dentisterie operatoire 30h (isto como se eu nunca tivesse feito dentistica antes, só rindo para não chorar)
Eles não disseram que eu deveira ir fazer o curso no Cécep Maisonneuve, me deram uma relação de 8 Cégeps onde eu poderia seguir estes cursos.
Como estou em ville de Québec, entrei em contato com a responsavel com Cégep daqui; a primeira coisa que ela me respondeu era que o curso era dado em Montréal; quando eu disse que na carta que eu recebi da ordem o Cégep deles aparecia como uma opção, ela me pediu para enviar uma cópia da carta e no momento espero um retorno dela que vai averiguar as possibilidades. Quando eu tiver um retorno prometo postar para vcs.
Se bem que dificilmente vou seguir este caminho no momento. Pq?
Por causa do salário, os próprios canadenses acham um absurdo eu já sendo dentista ter que estudar mais um ano para aprender a «lavar dente» como eles falam. Todo mundo me incentivou a fazer uma outra graduação para ter um salário mais decente por aqui; do que eu empacar meu tempo estudando algo que a longo prazo não me daria muita abertura.
3ª opção: Assintant dentaire (CNP3411)
Até para isso estão exigindo que a gente volte a estudar. Fala sério???
A própria U Laval tem anuncios de empregos para assistente, mas quando a gente chega na entrevista eles querem que a gente tenha um DEP (que é um cursinho para ser assistente dental). O cumulo do absurdo, concordo!!!!!
Sem contar que alguns dentistas não se sente confortável de trabalhar com um outro dentista, insegurança da parte deles mas é um impedimento que não é boato, pois eu já escutei isto de 3 dentista canadenses.
Esta é a realidade, que poucos divulgam, mas é o que acontece com a maioria. Por isso se vc está contente com a odontologia no Brasil e ama realmente o que faz? É bom pensar bem se o Québec vale a pena.
Como eu disse, não é impossivel, mas é quase isto; a própria Soraya Tandel disse na palestra que eu fui que era impossivel entrar na ordem, mas eu tinha entendido que as faculdades eram mais abertas, mas uma vez aqui a gente percebe que nem tanto.
Boa sorte aos corajosos!!!!
Há 4 semanas