domingo, 1 de março de 2009

Gastos na cidade de Québec

Sei que muita gente que vem se pergunta quanto vou gastar na realidade. Bom, isto é muito relativo depende de cada um e do que é mais importante para vc do que para outros.

No meu caso, eu prefiro pagar um aluguel mais caro e estar a menos de 5 minutos de onibus da faculdade e com uma linha onde a cada 8 minutos no máximo passa um ônibus do que economizar 100,00$ e ter que viajar meia hora para chegar no lugar.

Eu optei por comprar um laptop um pouco mais de recurso que um mais simples. Por poutro lado comprei o computador, mas não os livros; então as vezes ao invés de voltar para casa apóos as aulas, fico na «facul» até mais tarde estudando na biblioteca.

Como eu disse gasto é muito relativo, mas vai ai mais ou menos uma planilha de gastos meus que eu fiz desde minha mudança para Québec:
Janeiro/fevereiro:
  • Faculdade (incluindo alguns livros, xerox, material escolar e mensalidade: 1.179,71$
  • Documentos (inclui a carteira de habilitação, a immatriculation na OIIQ, avaliação comparativa do MIIC): 599,44$
  • Produtos de beleza(não tive muitos gastos ainda, pois tem muitos que ganhei ou ainda tenho do que trouxe do Brasil): 20,06$
  • Transporte (incluindo minha viagem Val-d'Or/Québec + passe mensal de estudante): 231,71$
  • Alimentação: 452,41$
  • Lazer (a maioria foi de atividades «gratuit»): 32,00$
  • Moradia: 685,00$
  • Vestuário: 112,82$
  • Cartão telefone: 11,41$
  • Total: 3092,85$
Como vcs podem ver são gastos básicos, isto qeu não tive que pagar taxis e etc. Mas, por ai da para se ter uma base de quanto custa viver aqui.

Quanto ao mercado, o melhor ée sempre olhar as famosas «circulaires», se vc for sortudo morar em um lugar como eu que não distribuem circulaire, vc pode ver as ofertas on-line no site: supermarches, as ofertas mudam toda quinta-feira e o lema é primeiro ao chegar, melhor servido. Então se vc ver algo realmente em conta como queijo, pão, etc; tente ir buscar o quanto antes.

4 comentários:

Giselle disse...

Chris, não entendi... vc está pagando mensalidade na facul? Não conseguiu bolsa?

Carol & Tiago disse...

ola Chris,
Agora que atualizei a leitura do seu blog, posso fazer perguntas?? rsrs queria saber mais a respeito da faculdade, como foi todo o processo de admissao e porque vc achava que iria demorar, geralmente demora muito para ser aceito?
Ah, conte mais sobre a cidade de Quebec, pois pretendo morar ai!
Obrigada e boa sorte!
Abraco, Carol

Pedro Carneiro disse...

oi chris,
gostaria de saber se as contas de energia, gas, agua e telefone constam naquele montante de moradia.
obg.

Lidia Barreiros disse...

chris!
muito bom seu blog!
te conhecia da comunidade Quero ir pra Quebec mas nunca tinha te visto aqui!
Tah add!

Abraços

Lidia Barreiros