quinta-feira, 10 de junho de 2010

Olha eu aqui de volta.

Minha lista de 101 coisas em 1001 dias (ou algo como isso) furou completamente, rsrsrsrs. Mas, é a vida.

São tantas coisas que quero contar, mas vamos em doses homeopáticas. A primeira coisa é que estiou bem e viva. O curso na faculdade ainda não me matou, se bem que me deixa quase morta tem dias, rsrsrs.

Como a maioria das questes que recebo é sobre a faculdade. Vou falar um pouco mais de como é ser estudante universitário no Québec.

No inicio foi bem dificil. O primeiro trimestre foi o pior de todos, a cada vez que o professor apresentava o curso e dizia que erros de françês abaixavam a nota em até 10% eu tinha vontade de chorar. Era um grande paradoxo, eu ficava extremamente feliz de entender tudo que os professores diziam e extremamente tensa em me expressar ou em escrever com medo dos erros que eu cometia.
Depois de 4 trimestre, o francês stressa um pouco, mas em um nivel bem menor. Fica mais natural escrever em francês, ler em inglês e até esquecer nosso bom portugues escrito, pois hoje raramente escrevo em portugues.
Sou uma estudante a tempo integral (obrigada Leandro, por me relembrar o termo). Isto é trabalho provisório no verão e dedicação total durante o trimestre.
Mas, a lingua não é a unica dificuldade que encontramos por aqui não. O sistema de ensino é bem diferente do nosso. Aqui um curso universitário significa horas e horas de estudo individual, professor nenhum dá matéria mastigada. tem curso mesmo que nem temos aulas magistral, a gente lê tudo antes e o professor só tira as duvidas no final e isto se ele vê que vc realmente pesquisou,s e não te manda voltar a ler.

Mas, apesar de tudo. Estou amando o curso, com uma paixão inacreditável pela enfermagem.
E a odonto? Hoje, é realmente uma página virada na minha vida. Eu ainda não fiz as pazes com a odonto e isto não tem nada a ver com a ordem professional daqui, mas mais precisamente com todo o caminho profissional frustante que eu tive no Brasil. talvez um dia, mas... não é o que busco.

Então, para os que querem fazer faculdade aqui. Primeiro: coragem. Depois, dedicação. E nem invente de começar se não dominam a lingua na qual pretende estudar. Primeiro aprendam a lingua, vai te poupar muito stress.

Bjos e até breve

3 comentários:

Raquel Santos disse...

OOOII! eita tanto tempo sem escrever.. passava pra saber alguma noticia e nada Sei o qto esta puxada a sua vida!rsrss Então, tambem estou fazendo enfermagem mas no meu caso estou no cegep. Ainda cheia de duvidas em relaçao a odonto e enfermagem mas gostando muito dessa nova experiencia e aprendendo muito tb! As veses acho que nao tem mais espaço pra tanta coisa nova e quando menos espero chega mais... Bjos
Raquel

P disse...

feliz com seu regresso ao blog. eu só posso imaginar e não vejo a hora de poder me matar de tanto estudar também!
que notícia ótima você estar nesse amor da nova profissão. muito bom poder seguir feliz. o passado só serve pra compreender, analisar e seguir adiante. nunca pra remoer ou lamentar.
muito sucesso e espero que tenha uma pausa de verão pra curtir!

Giselle disse...

Depois desta sua aparição me deu até coragem de dar um alô no meu blog. rsrrs
Bjs!