sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Viagem

Olá a todos!

Muitissimo obrigada pelas mensagens de boa viagem.

O que posso dizer é que realmente foi uma boa viagem, demorada, cansativa, mas sem grandes complições, se bem que quase perdi um vôo (sendo que era o último do dia). Ao todo de Guarulhos (São Paulo) a Val d`Or foram 25 hs de viagem. E neste tempo todo eu dormir muito pouco, pois fiquei um bom tempo batendo papo no vôo; onde não conheci ninguém que estivesse imigrando; próximo a mim tinha uma senhora que estava indo para o Hawai, um rapaz que ia para Hong Kong, isto mesmo quase ninguem para o Canadá. Mas, nem tanto e tinha uma moça também que estava indo estudar em Vancouver.

O vôo estava vazio e se eu não tivesse tão ansiosa teria dado para dormir tranquilamente, inclusive deitada nas poltronas do meio. Obrigada pela dica Marina, as ilhas iluminadas de madrugada são realmente maravilhosas.

Eu tenho tanta coisa para contar, mas achei melhor começar falando de duvidas que eu tinha e que podem ajudar aos futuros viajantes. Alguns mitos e verdades que escutei:

1º) Terceira bagagem de graça
Verdade. Isto mesmo, a Air Canada dá o direito de levar uma terceira bagagem de 32kg, para as pessoas que estão imigrando para o Canadá e comprando só a passagem de ida. Eu comprei minha passagem em agosto, na época ficou acertado isto com eles, e na hora do embarque não tive problema algum.

2º) Declaração de porte de valores
Esta foi uma das coisas que pesquisei por dias a fio. Alguns amigos que já estão no Canadá até me aconselharam a não fazer sito, pois seria cobrado imposto. MITO. Se vc sair do Brasil com mais de R$10.000,00, é obrigado a fazer a declaração; no meu caso eu fiz na véspera da viagem no site da fazenda. Chegando ao aeroporto eu fui perguntar como eu deveria fazer pois eu iria comprar mais dolares. Me disseram que eu poderia comprar sem problemas e que eles fariam a correção ali na hora. Então lá fui eu...

Ao voltar a receita federal, era tanto recibo inclusive de dinheiro que eu já tinha de outras vigens que o fiscal acabou só conferindo os recibos. O que foi bem rápido, fiquei imaginado que fosse levar um tempão até ele contar nota por nota, mas não foi o caso.

3º) Inglês ou francês????
Esta é uma das discussões sem fim na lista de imigração. Os dois para quem vem a Québec. É claro que eu escolhi o Québec e o processo pelo Québec pelo fato de saber francês bem, mas o fato é que em Toronto, tanto a imigração como a alfandega foi feita por pessoas que não falavam francês, então para quem não fala nada de inglês fica dificil.
Eu acabei não tendo grandes problemas e fiquei extremamente feliz quando o agente da alfandega elogio o inglês dizendo que eu não teria muitas dificuldades se quisesse morar em Toronto. Meu ego foi lá encima, rsrsrsrs.

Enfim, tanto na imigração como na alfandega foi rápido. Na imigração eles conferem o formulário de entrada, colocam o endereço para onde vc quer que seu PRcard vá e também já te dá o formulário do NAS.
Em seguida fui pegar a bagagem, e é bom já ter os CAD$2,00 trocados para pegar o carrinho, a não ser que vc queira pagar CAD$10,00 para o caregador.
Com as bagagens em mãos lá fui eu para alfandega. Que no meu caso foi bem simples, ele não verificou nenhuma da minhas bagagens, só pediu a lista de coisas que viriam após. perguntei se tinha um limite de tempo para recebe-las no Canadá; ele disse que não, mas o ideal é não deixar passar muitos anos; eles consideram um limite aceitáavel de 3-4 anos.
Ele pediu para ver meu dinheiro, mas não o contou. Eu também havia feito uma lista de bens do que ficou no Brasil (imóveis, previdencia privada, FGTS) e ele disse que não seria necessário.

Como eu disse foi super tranquilo, todos foram muito educados atenciosos, na alfandega como o PC deles deu um pequeno problema nós ficamos batendo papo um tempo; como: pq eu estava me mudando, que aqui é muito frio, que o unico passporte que eles vem que na foto tem data é o brasileiro,etc.

Eu tenho muitas coisas para falar e com o tmepo vou passando para vcs as impressões que tenho sob se estabelecer longe dos grandes centros.

Beijos e até breve.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Au revoir le Brésil!!!!

Antes de mais nada, eu quero agradecer a todos os amigos que fiz através deste blog e da lista pelos seus recados carinhosos. E também é claro a todos os meus amigos que seguem meu caminho.

Acho que este será meu último post no Brasil, o próximo já será em terras canadenses.
Estou curtindo muito minha família neste dias, e por incrível que pareça os dias trancorrem tranquilos; sem grandes dramas e choro ao menos por hora. E muitas vezes parece que só estamos curtindo uns dias na praia.

Mas, porém tem momentos em que me pego surpresa, quarta mesmo estava assistindo "Brothers & Sisters"; e eu sempre gosto de ver as cenas do próximo episódio ao fim do programa (caso eu o perca). Então veio aquela certeza de que semana que vem eu não verei o programa, pois não estarei mais aqui.... Tornando tudo mais intenso quando me lembro da contagem regressiva.

Eu como eu me sinto de fato? Feliz, muito feliz....
O que me faz lembrar um verso que uma amiga me mandou de despedida, não sei quem é o autor; mas simboliza bem o meu momento:

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver.
Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive,
por que a vida não mede tempo, mas o emprego que dela fazemos"

Abraços a todos vocês e até o Canadá
Chris

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

1 Semana de Brasil!!!!!

É o dia “D” está chegando, o frio na barriga aumentando, rsrsrsrs. Enfim, segunda que vem eu estou indo embora para terras canadenses. UAU!!!!!

Já está quase tudo pronto, pois vocês sabem sempre tem umas coisinhas que ficam ou que a gente muda de opinião depois da mala já pronta; mas nada que fuja ao controle.

Já contei para vocês quase tudo de novo que aconteceu na semana que passou. O que eu não contei, foram das despedidas dos meus amigos; agora eu me despedi de todos, pois esta semana vou ficar somente com minha família. Foi bem triste falar tchau para meus amigos; mas foi muito legal também sentir o apoio de todos eles e a torcida pra que eu seja feliz, seja lá qual for meu destino.

Vou parar por aqui, pois ando ficando muito emotiva nos últimos dias. Agora é curtir bem esta semana, próximo as pessoas que eu amo e que me amam também.

sábado, 18 de outubro de 2008

Chez le dentiste

Nos últimos 2 meses, eu fiz um check up completo, estive no oftalmologista, ginecologista, cardiologista, neurologista e inclusive no dentista; tudo em ordem eu pronta para viajar daqui 8 dias.

Mas, já viram família que tem dentista... Eu sou uma pessoa super reticente em mexer na minha boca, não que eu tenha medo, nada disso. Pois, quem durante a faculdade praticou anestesia nos colegas e se deixou picar por quem não tinha experiência, e ainda deixou os colegas inexperiente extrair seus “cisos”; com certeza já perdeu medo de ir ao dentista há muito tempo.

Porém, eu nunca fui adepta de trocar minhas antigas restaurações de amálgama por resina só por trocar; sou da opinião que se um dia precisar trocar por motivos outros tudo bem; mas só por estética não deixou nem chegarem perto. Mas, hoje me convenceram que eu precisava ao menos clarear os dentes e lá fui eu...

Não posso negar que eles ficaram lindinhos clareados, fiquei tão empolgada que até concordei com um piercing no dente; a pedrinha ficou bem legal e delicada!!!

Mas, por enquanto é tudo o que deixei fazerem, rsrsrsrs.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tchau, tchau casa!!!!!!

Ontem eu sai de casa; não que seja a primeira vez, rsrsrsrsrs.

Eu já sai de casa tantas vezes: para fazer intercambio, para fazer faculdade, para ir trabalhar fora e ter meu canto. Mas, por incrível que pareça após 8 anos vivendo só no meu canto; foi mais doloroso sair da casa da mãe do que da minha própria (há 40 dias atrás).

Não sei se é pelo fato do dia “D” estar chegando... Se foi o fato de ver as cachorrinhas tristes ao ver aquele tanto de mala que entrava no carro (elas odeiam quando a gente viaja e elas não vão); enfim foi uma sensação estranha comparada as outras vezes.

De fato, é a primeira vez que saio do país sem data de retorno, mesmo sabendo que vou retornar para visitar, tudo é ainda uma grande incógnita, não sei quando será; se no ano que vem, ou só daqui 2-3 anos, que seja...

Agora, é curtir estes últimos dias de Brasil no litoral; se o tempo ajudar desta vez, rsrsrsrs. Pois, como da outra vez, tempo chuvoso e frio. Então já virão... eu estou ficando com fama de ser pé frio na família. É só eu vir para a praia que o tempo muda, rsrsrsrs.
Tomara que o tempo volte a esquentar nos próximos dias.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lua de Cristal

Quem me conhece bem, sabe que eu sou fascinada pela Lua. Eu adoro ver a lua, e algumas vezes ela me surpreende.
Por exemplo, faz pouco menos de três meses que eu voltava do trabalho a noite dirigindo na estrada, quando dei de cara com uma enorme lua cheia, ela parecia tão próxima; e eu me senti tão bem com a visão, meu humor mudou completamente depois disto. Uma coisa simples, mas que me ajudou a me sentir menos tensa depois de um longo dia de trabalho.

Outra lua maravilhosa!!!! Que eu nunca vou esquecer, era ver a lua cheia aparecendo no mar na praia de Garopaba (SC), um espetáculo fascinante. Quem tiver a oportunidade não perca.

Além das aparições maravilhosas; minha crença pessoal é que a lua influencia nossa vida aqui na terra. Mesmo que sua influência nas marés, na agricultura, etc, tenha sido observada e até comprovada, os “homens modernos” por assim dizer não acreditam bem que ela possa influenciar nossa vida. Mas, não esqueçam que até bem pouco tempo atrás, os eclipses eram temidos por trazerem eventos inesperados, se bem que até hoje eles provocam isto, rsrsrsrs.

Eu por outro lado percebo a influência da lua na minha vida em vários momentos, nas minhas alterações de humor, em acontecimentos importante, nos meus ciclos menstruais, e até em assuntos mais práticos como mudanças de residência, trabalho, etc.
Apesar de acreditar na influência da mesma, muitas vezes eu esqueço de consultar que fase da lua vai estar no céu quando eu for fazer algo, sempre lembro de consultar só depois do fato ocorrido. Minha viagem para ao Canadá mesmo, viajo na próxima lua nova; o que vai ser ótimo!!! Pois sinaliza bem o momento de mudança, encerramento de um ciclo e inicio de uma nova vida.

E no fim, eu só fui ligar um fato no outro, devido a minha lua de cristal que é hoje. Lua de cristal? Que é isso nunca ouvi falar? Pois bem, nem eu tinha ouvido falar até dois anos atrás; mas a verdade que desde que eu a conheci, não pude deixar de fazer minha listinha anual, rsrsrsrs. Que não falhou até hoje!!!


Lua de cristal é a primeira lua cheia após o aniversário e age como uma “Lua Azul pessoal”. Para quem não sabe o que é lua azul, sugiro uma rápida pesquisa no Google, ou mais para frente talvez eu faça um post sobre os diferentes tipos de lua. Mas enfim, voltando a lua de cristal; durante a noite da primeira lua cheia após o aniversário, deve-se fazer uma lista de todas as coisas matérias que se quer conquistar durante o próximo ano.

Agora vocês já sabem que eu pretendo fazer hoje a noite, rsrsrsrs. Por hora eu vou guardar esta listinha só para mim, mas conforme as coisas forem se concretizando, eu conto para vocês.

Beijos e até a próxima!!!!

domingo, 12 de outubro de 2008

2 semanas de Brasil!!!!!!

Eu que sempre tenho muita coisa para falar, de repente me sinto meio sem fala, rsrsrsrs. Tenho certeza que quem me conhece vai se perguntar: “Como isto é possível????”

Na verdade é tanta coisa que se passa na minha cabeça hoje, que eu mal consigo colocar as coisas de uma forma racional, então parei de tentar. Tem dias que mal consigo dormir, apesar do sono, rolo horas na cama até conseguir dormir finalmente e pegar no sono, sonho com coisas de lá a cada dia e não mais daqui; as vezes uma mistura das duas coisas, rsrsrsrs.

Tenho acordado cedo todos os dias e saído para caminhar para ver se ajuda a diminuir o estresse, meditado antes de dormir; mas parece que nada ajuda muito. Acho que é assim mesmo, a verdade é que não vejo a hora agora, estou ansiosa para chegar logo. Eu sei, só mais 15 dias; mas tem horas que parece tão longe ainda!!!!!

Tudo está pronto, organizado, mas tem uma coisa que por mais que eu procure na internet não acho a resposta correta. Alguém saberia me dizer como fazemos para declarar o dinheiro que ainda fica preso no Brasil e só será enviado para o Canadá futuramente? Como por exemplo: FGTS, plano de previdência privada, imóveis, etc.
Já procurei se há um formulário para isto, mas não encontro nada só o formulário B4, que segundo li no guia é usado somente para bens diferentes de dinheiro e imóveis, mas não sei qual usar. Então se alguém souber, por favor em ajudem?

Fora isto, passei a ultima semana hibernada na cama por causa da chuva (mas mesmo assim consegui fazer a caminhada matinal – afinal não choveu o tempo todo), nunca me lembro de ter pego tantos filmes na locadora em uma única semana; sei que esta parecendo uma fuga e de certa forma é. Mas, foi legal finalmente poder assistir a todos os filmes que eu sempre adiava para amanhã, rsrsrsrs.

É isto, como disse não estou com muitas palavras hoje.

Beijos e boa semana.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Odontologia no Québec

Para quem na sabe, a odontologia no Canadá é uma profissão regulamentada; portanto pode ser o melhor dentista do Brasil; só será possível exercer a profissão lá após aceito pela ordem profissional.
Cada província tem uma ordem que rege a profissão, apesar de eu ter lido sobre este processo para várias províncias, vou colocar aqui somente a do Québec que é para onde eu vou.
Os dentista brasileiros ao chegar no Québec tem 3 opções que são:


1ª opção: Dentista (CNP3113)
O sonho de todos nós, rsrsrs. Segundo documento encontrado no site Emploi-Québec, as perspectivas profissionais são “très favorable” tanto na região de Montréal como em toda a província de Québec, com elevadas ofertas de trabalho e baixa taxa de desemprego; o salário médio anual é de CAD$96000,00/ano.Emprego tem o difícil é reconhecer o diploma. No Québec ao dois os caminhos:
1) Revalidar o diploma pela Ordre de Dentiste de Québec - l´ODQ
A revalidação do diploma pela ordem dá direito a exercer a profissão somente na província de Québec. De foram resumida a revalidação é feita através de analise de currículo e provas; e os passos são os seguintes:

  • Análise de “dossier” (currículo) são vários documentos que precisam, então aconselho a quem pretende seguir este caminha já correr atrás deles ainda estando no Brasil
  • Prova teórica com 300 questões de múltipla escolha – para ser aprovada deve acertar 75% da mesma (se reprovado pode fazer o exame somente mais uma vez)
  • Prova teórica oral e prova clinica e manequim (se reprovado tem direito a refazer somente mais uma vez também)
  • Fazer a prova da l´ODQ (todos os dentistas do Québec tem que fazer, mesmos os que se formam lá.
  • Conhecimento de francês apropriado para poder exercer a profissão

O custo total é de CAD$ 13990,80 até ter um ‘permis” em mãos isto se não for reprovado em nenhuma etapa e não pedir revisa de nenhuma prova e todo o processo leva em torno de 18 meses, se não houver reprovação. Quem quiser saber mais detalhes de provas e custos do processo aconselho a ler o site da ordem que explica tudo detalhadamente.

2) Voltar a faculdade
No Québec tem 3 faculdades que oferecem o curso de odontologia:

Université de Montréal

É a única faculdade francófona que reserva uma vaga/ano para dentista formados “hors-Québec” e que elimina o 1º ano preparatório. No site explica tudo sobre os requisitos básicos, o que é preciso fazer para se inscrever, o custo, etc. não é um curso barato, pois além do pagamento dos créditos ao entrar na faculdade tem uma despesa de CAD$20000,00 com o material a ser usado.
E extra oficialmente, segundo um amigo que faz mestrado lá, esta uma vaga é meio que não disponível para todos, mas para quem já tem algum vinculo com a faculdade; parece que algumas coisas são iguais no mundo todo.

McGill University

O curso é oferecido em inglês, então eles exigem o TOEFL, 1ª parte da ADA National Board Examination, ACFD – Eligibility Examination, uma vez aceito o aluno pode ser colocado na metade do segundo ano ou no inicio do terceiro. Custo e maiores detalhes aconselho a procurarem no site; pois como eu não tenho interesse em fazer uma faculdade de língua inglesa eu não pesquisei muito por lá.

Université Laval

Apesar de ter o curso de odontologia a faculdade não oferece nenhum programa especial de admissão para dentistas graduados “hors-Québec”. Então não sei bem se aceitariam dentistas já formados ou somente alunos vindos de Cégeps.

De para sentir o drama, não? Difícil é mas, não impossível. Basta se preparar par a maratona.

2ª opção: Hygiéniste dentaire (CNP3222)
Sei que alguns dentistas se sentem rebaixados de terem que trabalhar como THD, mas não deixa de ser uma opção a ser considerada. Segundo o documento encontrado no site Emploi-Québec, as perspectivas profissionais são “très favorable” tanto na região de Montréal como em toda a província de Québec, com elevadas ofertas de trabalho e baixa taxa de desemprego; só que o salário médio anual é de CAD$28000,00/ano.
A profissão também é regida por uma ordem, Ordre des hygiéniste dentaire du Québec - l´OHDQ

O custo de equivalência pela OHDQ é bem menor, mas as chances de se ter o diploma aceito de imediato é pequena.
Segundo o e-mail que recebi da ordem:

“Pour pouvoir pratiquer le métier d’hygiéniste dentaire au Québec et puisque vous êtes diplômée hors Québec, vous devez faire une demande d’équivalence de diplôme avec l’Ordre des hygiénistes dentaires du Québec qui consiste en une évaluation de dossier en fonction de documents originaux concernant les études que vous avez effectuées dans votre pays (Description complète (programme) des cours suivis incluant le nombre d’heures par semestre pour chacun cours, une relevé de notes officiel, une preuve de l’obtention de votre diplôme, etc.). Vous pouvez nous fournir des originaux ou des copies certifiées conformes à vos originaux. Veuillez noter que nous conservons tous les documents fournis même après l’évaluation.

Une fois les documents reçus à l’OHDQ, le comité des équivalences qui se réunit une journée par mois, évalue le dossier et le recommande au conseil d’administration qui lui, se rencontre environ à toutes les 5 semaines. Suite à cette rencontre, vous recevez une réponse par écrit de la décision du conseil d’administration. Le délai afin de recevoir une réponse est d’environ deux mois et demi. Veuillez noter que la majorité des dossiers des candidats ayant suivi une formation hors Québec en médecine dentaire ne sont pas reconnus équivalents. Si tel était votre situation, le CA vous suggèrera de suivre des compétences dans un des huit CÉGEP qui offre la Techniques d’hygiène dentaire. Une fois ces compétences complétées et réussies, le candidat reçoit un relevé de notes officiel du Cégep qu’il doit remette au Comité des équivalences afin qu’il puisse lui reconnaître une équivalence. Par la suite, le candidat peut faire une demande de délivrance de permis à l’Ordre des hygiénistes dentaires du Québec.”

Tenho uma amiga que esteve na palestra que foi promovida pela ordem em setembro e segundo ela após analise do “dossier” a pessoa é encaminhada para um curso (hoje só disponível no Cégep Maisonneuve), parece que futuramente terão outros que ofertaram o curso. Enfim, após o período de um ano se obtém o “permis” da ordem e pode exercer a profissão.
Sei também que tem dentista brasileiros que acabam exercendo a profissão sem o tal “permis”, mas sem entrar em questões éticas não sei até que ponto isto é legal, pois acredito eu que devem receber menos que alguém esteja com tudo legalizado.

3ª opção: Assintant dentaire (CNP3411)
Esta opção, talvez seja um primeiro passo para não ficar totalmente desempregado, por não ser regido por nenhuma ordem, pode-se começar imediatamente chegando ao Québec. Segundo o documento encontrado no site Emploi-Québec, as perspectivas profissionais são “favorable” tanto na região de Montréal como em toda a província de Québec, com ofertas de trabalho moderada e baixa taxa de desemprego; e com salário médio anual de CAD$21000,00/ano.
De forma bem resumida são estas nossa opções. Tem um site do governo canadense: Se rendre au Canada que fala de todas as profissões e tem bastante informações interessantes sobre mercado de trabalho por região, salários, funções principais, informações sobre formação, etc.

A todos meus colegas de trabalho: Boa sorte!!!!

sábado, 4 de outubro de 2008

3 semanas de Brasil!!!!!

É incrível como os dias passam rápidos agora; daqui menos de um mês eu estarei lá: UAU!!!!

O que dizer da última semana, foi uma semana gostosa e diferente das outras. Minha cunhada veio passar uns dias aqui dos meus pais e fizemos algumas comprar interessantes no shopping; lógico que tudo dentro de um limite razoável de coisas que ainda cabem na minha bagagem.

E por falar em bagagem, as duas malas principais estão prontas e lacradas há alguns dias; mas o que me deixou doida foi achar uma caixa (3ª bagagem) dentro das especificações e reforçada, rodei lojas, supermercados, tentei comprar e nada. No final, meu pai achou uma velha caixa de monitor que estava guardada há séculos e que deu certinho para minhas coisas, agora só não sei como vou dar conta sozinha de 2 malas grande, uma caixa, mais uma mala pequena e a bolsa, estando S-O-Z-I-N-H-A, vale frisar. E olhem que eu só estou levando o que acho que é realmente essencial, teria muito mais, mas...

Na última semana também consegui concluir tudo o que estava pendente de documentação, bancos, etc. Só faltam três cartas de referências que eu já pedi faz tempo, e esta semana até dei uma de chata e cobrei, mas agora eu tenho que aguardar e como vocês já devem ter percebido eu gosto das coisas tudo “para ontem”, talvez por eu ser uma pessoa ligada no 220V, um furacãozinho como dizia minha ex-secretária, rsrsrsrs.

É uma característica minha que eu considero positiva e negativa ao mesmo tempo; se eu tenho que fazer algo: eu vou, faço e pronto; mas quando depende dos outros; é outra história. Algumas vezes se é algo que eu mesma posso resolver lá vou eu e faço; mas por outro lado, eu acabei fazendo muito serviço alheio por causa disso.

Mas, voltando ao Canadá; na noite passada pela primeira vez eu sonhei que havia chegado lá; isto mesmo! Lá estava eu em Val d´Or revendo velhos amigos, sendo acolhida, e emocionalmente eu estava muito tranqüila e feliz o que é bem importante.
Eu achei ótimo este sonho, pois depois de alguns anos de terapia “junguiana”; eu aprendi a escutar meu subconsciente através dos sonhos. E se minha alma está tranqüila, eu só posso ficar tranqüila também; pois não há nada a temer. Eu realmente, estou seguindo o caminho que eu quero.

E por falar em tranqüilidade, as próximas 3 semanas prometem ser mais “calmas”, semanas para realmente curtir os amigos e a família, R-E-L-A-X-A-R.
Por falar em amigos, eu agradeço o apoio de todos que estão deixando recados aqui no blog e ao pessoal das listas de discussão do yahoo também. E a todos os novos amigos que eu estou fazendo ao longo deste processo.

Uma boa semana para vocês todos, beijos.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Francisation

Ontem eu recebi um e-mail anunciando que minhas aulas de francisation en ligne começavam.
A verdade é que eu me inscrevi no curso em maio e tive retorno ontem. Como estou a menos de 4 semanas de imigrar, escrevi para meu “tuteur” explicando a situação. Já que eu só garanto seguir o curso nas próximas duas semanas, pois na semana antes da minha viagem eu estarei viajando com minha família e logo que eu chegar, sabe-se lá quanto tempo vou levar até me instalar para poder seguir um curso on-line.

Isto me dá uma possível idéia da demora que alguns imigrantes relatam em conseguir uma vaga no curso de francisation no Québec.

De qualquer forma aguardo um retorno do meu tuteur para ver se posso entrar em uma próxima turma no curso.